Graças à tecnologia fMRI, os pesquisadores são capazes de ver a atividade cerebral quando certos atos são realizados e, em um estudo sobre doações de caridade, quando as pessoas doadas a uma causa nobre, a região do mesencéfalo do cérebro se iluminou . Esta é a área do cérebro que é responsável por nossos desejos e recompensas, mostrando a ligação entre doações de caridade e alegria.
Esta recompensa ou resposta de prazer ao dar é a razão fisiológica por trás do 'brilho caloroso' ou aquela sensação boa que você tem quando dá e por que você pode escolher gastar dinheiro com outras pessoas ou caridade em comparação com você mesmo.
Mas doar realmente deixa você mais feliz? De acordo com uma pesquisa e estudo dos pesquisadores Dunn, Akin, Aknin e Norton, sim.
Depois de descobrir que as pessoas que gastaram uma proporção maior de sua renda em gastos pró-sociais (presentes para outras pessoas e doações para caridade, como a Milícia da Imaculada) em comparação com os gastos pessoais (contas / despesas e presentes para si mesmas) ficaram "mais felizes" em uma pesquisa autorrelatada, os pesquisadores definiram um experimento do mundo real.
Pessoas distribuídas aleatoriamente foram colocadas em quatro grupos que deveriam gastar $ 5 consigo mesmas, $ 20 consigo mesmas, $ 5 com outras pessoas ou $ 20 com outras. Aqueles que gastaram US $ 5 ou US $ 20 com outras pessoas relataram ser muito mais felizes, enquanto aqueles que gastaram dinheiro consigo mesmos não mostraram nenhuma mudança na felicidade. Também digno de nota, o grupo que deu $ 5 estava tão feliz quanto o grupo que tinha $ 20 para doar, mostrando que a felicidade em doar pode ser mais sobre como e não quanto.
Portanto, doar e pode tornar você mais feliz, afinal:
1. Faz a gente olhar para o mundo ao redor
2. Produz sensação de felicidade e bem-estar
3. Aumenta consciência sobre o consumo
4. Ajuda na prática do desapego material
5. Alarga os horizontes missionários da sua vida
Que tal fazer esta experiência hoje mesmo com a Milícia da Imaculada?
Tempo de graça
O mês de março é um tempo especial de oração, interiorização e reencontro conosco mesmos e com Deus. Isto porque além de ser Quaresma, temos grandes exemplos para nos inspirar e trazer esperança, sobretudo exemplos como São Joé, o pai adotivo de Jesus.
10 motivos para receber a Revista O Mílite
Doar é bom demais!
Quem já doou conhece bem o sentimento de alegria em ajudar uma causa santa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.