Bem-Estar

A arte manual em forma de prazer e bem-estar. Faz bem a você e ao planeta!

Todos podem aprender. Escolha o que você mais gosta e comece agora mesmo.

Escrito por Cibele Battistini

07 JAN 2025 - 00H00 (Atualizada em 07 JAN 2025 - 07H34)

Seja durante o trabalho ou nas horas de descanso, o nosso bem-estar é sagrado e deve fazer parte de nossas vidas integralmente. É comum separarmos nosso dia em momentos de trabalho e de lazer, fazendo, muitas vezes inconscientemente, uma relação dual entre esforço e prazer; trabalho e descanso.

Quando chega sexta-feira ficamos felizes e, ao acordarmos na segunda, pensamos… hora de trabalhar! Como grande parte das pessoas passa a maior parte do dia e da semana trabalhando, essa dinâmica pode causar uma desarmonia, um esgotamento e, consequentemente, sentimentos de ansiedade, estresse, depressão e diversos outros sintomas.

Uma forma de mudarmos e transformarmos essa realidade, é usarmos nossas próprias mãos com a arte manual! Pode até parecer que não tem nenhuma conexão: como o fazer artesanal pode mudar a forma como me relaciono com o mundo?

Talvez seja mais simples que você imagina: suas mãos são poderosas ferramentas criadoras que fazem parte de você, e você é um cocriador do mundo em que vive!

Arte manual como terapia

O fazer manual requer a sua presença completa: você precisa tomar decisões, entender os materiais de que precisa, as técnicas que serão utilizadas e conectar-se consigo mesmo para criar.

O processo depende de você e, sem você presente, ele não acontece. Por isso, o fazer manual incentiva o artesão a entrar em um estado meditativo, que pode aliviar o estresse e a ansiedade.

A arte manual é considerado por muitos profissionais do ramo da saúde e psicologia uma forma de terapia, pois convida as pessoas a mergulharem em si mesmas e trazer à tona suas habilidades, qualidades, medos, desejos e diversos aspectos de seu consciente e inconsciente.

Além disso, é um meio de se expressar sem, necessariamente, o uso das palavras – o que possibilita tanto o autoconhecimento quanto a capacidade de se comunicar com outras pessoas.

A prática em si também é uma oportunidade de (re)descobrir novas habilidades, novos prazeres e desenvolver suas capacidades motoras. Quando percebemos que conseguimos criar, com nossas próprias mãos, aumentamos nossa autoestima e abrimos um leque de novas possibilidades.

Nem todos desejam praticar a arte manual como forma de carreira, e nem é preciso que seja assim para usufruir dos benefícios que o fazer artesanal pode proporcionar.

A ideia é fazê-lo da forma que desejar, na frequência que desejar e no momento em que desejar para o seu bem-estar! Do crochê à construção de instrumentos musicais, tudo pode ser criado pelas suas mãos.

Bem-estar para você, para o outro e para o planeta

Vivemos em sociedade e isso significa que estamos todos conectados, de uma forma ou de outra. E, além desse laço social, também temos o vínculo com o nosso planeta e todos os seres que o habitam.

Sendo assim, quando proporcionamos o nosso próprio bem-estar, impactamos também todos os demais. Isso pode acontecer de diferentes formas:

Seu bem-estar influencia a forma como você trata os outros: quando estamos nos sentindo bem e fortalecidos, podemos oferecer ajuda, incentivo e cuidado àqueles que precisam. Fases desafiadoras fazem parte da vida e todos temos nossos ciclos, doando e recebendo.

Presentear criações próprias demonstra cuidado e carinho: como é comum usarmos e comprarmos produtos industrializados, quando recebemos um presente feito à mão, surpreendemo-nos. O objeto produzido manualmente é resultado da dedicação, personalização e essência do artesão, tornando-o único.

O fazer artesanal incentiva o consumo consciente e ajuda a Terra: seja pela reciclagem de materiais ou pelo processo de criação, a arte manual pode ser uma grande prática sustentável. Quando temos participação ativa do desenvolvimento de um produto, temos mais consciência dos recursos utilizados, visualizamos formas de ressignificar objetos e diminuímos o impacto do consumismo no planeta.

Se você quer experimentar, descobrir, praticar ou aprender novas formas de criar, comece agora mesmo e aprenda como decorar sua casa reutilizando caixa de leite!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Bem-Estar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.