O contato com a natureza, a exposição ao sol e a atividade física são essenciais para todas as idades, mas alguns cuidados devem ser tomados pelos pais para que o período de descanso e de aventura seja seguro e saudável.
Tudo começa com o protetor solar
O filtro de proteção solar é indispensável para crianças e adultos. Especialmente nos bebês, convém testar o produto em uma pequena região do corpo antes de aplicá-lo na praia. Bebês e crianças pequenas têm a pele mais delicada e as fórmulas podem provocar irritações e alergias ocasionais que devem ser conhecidas com antecedência antes da aplicação sobre todo o corpo das crianças. Se o produto não provocar irritações, espalhe sobre toda a pele das crianças e reaplique a cada duas horas ou a cada vez que tomar banho. Lembre-se que o uso de protetor solar nos bebês está autorizado a partir dos seis meses de idade. Clique aqui para acessar o nosso guia de proteção solar para crianças.
Proteja os pequenos das ondas de calor
Mantenha os bebês debaixo do guarda-sol com roupas específicas para protegê-los contra os raios solares, mas não os vista demais. Na primeira fase da vida, o mecanismo termorregulador não funciona como o dos adultos e eles podem sofrer um golpe de calor. Para evitar isso, refresque-os com frequência e procure mantê-los na sombra, especialmente nas primeiras saídas para a praia.
Evite as horas mais intensas de sol
A incidência de raios solares é mais intensa entre o final da manhã e o meio da tarde, período no qual a beira da praia deve ser evitada. Caso não seja possível, intensifique a proteção solar das crianças, permanecendo embaixo do guarda-sol e aplicando cremes com FPS mínimo de 50. Se possível, utilize roupas com tecido que protege contra a radiação.
Use calçados específicos para o ambiente
Pedrinhas na areia e no mar, assim como as rochas características das regiões litorâneas podem provocar acidentes e ferimentos nos pés de crianças e adultos. Procure utilizar calçados específicos e que cobrem todo o pé ao fazer caminhadas por trilhas e regiões pedregosas. Lojas de esportes também oferecem opções de calçados para a prática de mergulho, que também podem ser usados ao entrar no mar com mais segurança.
Refresque-se e hidrate-se
Água mineral ou de coco, sucos naturais e frutas como melancia, abacaxi e melão ajudam a hidratar o organismo. Frutas geladas também atuam na termorregulação do corpo, especialmente nos dias de temperaturas mais altas. Tenha sempre opções refrescantes na geladeira e prepare combinações de sucos e sorvetes naturais para as crianças.
Utilize repelentes
As altas temperaturas favorecem a proliferação de mosquitos. Os repelentes são produtos desenvolvidos para afastar os insetos da pele. As substâncias com as quais são formulados não eliminam os insetos indesejados, mas os impedem de se aproximarem da pele e, no caso dos mosquitos, também de nos picarem.
Fique atento à segurança
Os cuidados com a segurança em viagens com crianças começam ao sair de casa, com a cadeirinha apropriada, no caso das viagens de carro. Ao chegar ao destino, verifique se a casa tem piscinas descobertas, escadas, janelas sem grades (especialmente no caso de edifícios). A dica é mapear locais que merecem a atenção durante as férias para evitar pequenos acidentes. Depois, ficar atento a eles.
Anotou todas as dicas? Proteja suas férias!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.