Bem-Estar

Fontes da juventude

Responsabilidade e zelo devem fazer parte dessa jornada em busca das fontes da juventude

Alex Souza (Arquivo pessoal)

Escrito por Alex Souza

12 JUN 2020 - 00H00 (Atualizada em 16 AGO 2021 - 13H40)

O filósofo Francis Bacon nos lembra um grande princípio para começar a compreender o conceito de fontes da juventude expressando que embora o tempo máximo de vida fosse determinado pelo Todo Poderoso, isso não exclui a defesa de medidas capazes de ajudar a alcançá-lo.

Os primeiros indícios das fontes da juventude começaram nos escritos hindus, gregos e romanos, Antigo e Novo Testamento, e Alcorão, onde algumas bebidas, alimentos e objetos estavam relacionados ao rejuvenescimento como: água, néctar dos deuses, soma, octili, ambrosia, fruta da árvore da vida, pedras preciosas e até mesmo o fogo (1).

O exercício sempre esteve associado à ciência da vida e, como consequência, uma das principais ferramentas para alcançar as fontes, pois melhora o desempenho cognitivo, estimula neuroplasticidade e neurogênese e retarda os efeitos do envelhecimento (2).

A saúde somada à qualidade de vida resulta em um envelhecimento ativo (3), mantendo os padrões de funcionalidade em ordem, que é justamente o cerne das fontes da juventude. Se pudéssemos colocar em verbos essa soma, seriam: cuidar, zelar, atentar, notar, ponderar e tomar conta. De acordo com a norma culta, o verbo dá ação ao sujeito. Dentro dessa jornada, vamos também passar pela paz interior, que é a espiritualidade (4), definida como um pilar fundamental de saúde (5), além de ser a busca pessoal por respostas compreensíveis para questões existenciais sobre a vida, seu significado e a relação com o sagrado ou transcendente (6).

Alguns pensadores de época nos deixaram reflexões para, de fato, entender o real alcance das fontes da juventude, distribuídas em cinco etapas:

Leia MaisO Exercício da Saúde EternaSaúde celularSistema imunológico e exercícioComo e por que envelhecemos?1. Manter a quantidade certa de nutrição (Hipócrates, Galeno);

2. Obter a dosagem certa de exercício físico (Galeno, Platão, Hipócrates);

3. Fazer a gestão do intelecto (Augusto Cury, Roger Bacon);

4. Contemplar a medicina preventiva (Hieronymus Mercurialis);

5. Ter horas suficientes de sono (Moses Maimonides, Roger Bacon).

Para fechar as ideias, vamos aspirar uma fração da vida de um homem que superou o tempo, e, portanto, chegou e conquistou as fontes: Jesus Cristo. Ele se revelou uma pessoa que, mesmo no auge de sua popularidade, ao invés de se colocar acima dos outros, desceu todos os degraus da simplicidade e despojamento, preferindo servir aos demais (7).

Quer chegar às fontes com sucesso? Siga o exemplo do Mestre dos mestres e faça o seu melhor.

Referências

1. HAYFLICK, L. Como e por que envelhecemos. Campus, 1997.
2. PORTUGAL, E. M. M. et al. Neuroscience of exercise: from neurobiology mechanisms to mental health. Neuropsychobiology, 2013.
3. JACOB FILHO, W. Promoção da Saúde do Idoso. Lemos, 1998.
4. DAL-FARRA, R. A. et al. Educação em Saúde e Espiritualidade: Proposições Metodológicas. Revista Brasileira de Educação Médica, 2010.
5. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Amendments to the Constitution. April, 7th; 1999.
6. KOENIG, H. G. et al. Religion and coping with serious medical illness. Ann Pharmacother, 2001.
7. CURY, A. O Mestre dos Mestres. Sextante, 2006
Baixe a edição de junho da Revista O Mílite encontre mais textos que favorecem a sua saúde física, emocional e espiritual.
Escrito por:
Alex Souza (Arquivo pessoal)
Alex Souza

Alex Souza é bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, personal trainer, especialista em envelhecimento, mentor do "Grupo do Exercício e Fé", palestrante e escritor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Bem-Estar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.