Bem-Estar

As maravilhas da caminhada

É possível observar muitas e muitas pessoas caminhando em diversos lugares como, nas praças, parques, ruas e afins. Entretanto, será que a caminhada é um bom exercício por si só? E será seguro fazê-la sem nenhuma orientação profissional?

Alex Souza (Arquivo pessoal)

Escrito por Alex Souza

26 DEZ 2024 - 00H00 (Atualizada em 26 DEZ 2024 - 05H43)

É possível observar muitas e muitas pessoas caminhando em diversos lugares como, nas praças, parques, ruas e afins. Entretanto, será que a caminhada é um bom exercício por si só? E será seguro fazê-la sem nenhuma orientação profissional? 

Para fazer algo, seja o que for, você precisará entender esse fazerantes de qualquer coisa. E por isso não recomenda-se caminhar por conta sem antes compreender um pouco dessa modalidade. E o que se sabe sobre esse tipo de exercício até o momento é que, quanto mais passos uma pessoa realizar por dia, melhor será para a sua saúde e a chance de ser obeso será menor.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 10 mil passos por dia, evidenciando a real importância do estilo de vida ativo. Ou seja, cada passo por dia ao longo de muitos anos fará a grande diferença na qualidade de vida.

Porém, ela não deve ser considerada uma atividade milagrosa. É importante combinar outras atividades que você consiga fazer, que goste de fazer, que atenda as suas necessidades e que tenha o acompanhamento do Profissional de Educação Física, especialista na área. Entre alguns exemplos, estão: a dança, a ginástica, a musculação, o andar de bicicleta, o surfe, a natação, as artes marciais e os jogos diversos.

Caminhar não é apenas o deslocamento do corpo para frente com alternância de membros inferiores e superiores. É ter a independência de ir aonde quiser. É poder realizar as atividades da vida diária sem maiores problemas e com a liberdade de ser pessoa.

Cuidados se fazem necessários para realizar essa atividade de baixa complexidade, que vão desde um objetivo muito claro e acompanhamento específico até o planejamento de treino, evolução, progressão, entendimento do cenário, roupa adequada, hidratação prévia etc.

Outra questão extremamente relevante é sair do sedentarismo por meio de sua prática, que poderá colaborar com a maior expectativa de vida, menor uso de medicamentos, proteção contra doenças crônicas e redução da mortalidade por todas as causas, sobretudo, em idosos.

Sabia que ela poderá também melhorar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, deixar a sua postura mais alinhada e aliviar o estresse?

Existe um detalhe que é o grande segredo do sucesso na caminha, na verdade não apenas nela, mais em qualquer outro exercício, que é o acompanhado profissional, uma vez que os estudos mais recentes já mostram melhores resultados, maior segurança, melhores padrões de saúde, motivação e desempenho quando o praticante realiza o exercício com o devido acompanhamento.

Se você pudesse escolher ter mais saúde e viver bem cada dia, você escolheria? É certeza que sim. Só que para isso se concretizar e você envelhecer de maneira saudável, terá que manter o estilo de vida ativo por meio de exercícios, como a caminhada e fazer deles um de seus melhores amigos. Que tal?

Comece hoje a dar os primeiros passos rumo a sua saúde e não deixe de ter o acompanhado apropriado para isso.

Escrito por:
Alex Souza (Arquivo pessoal)
Alex Souza

Alex Souza é bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, personal trainer, especialista em envelhecimento, mentor do "Grupo do Exercício e Fé", palestrante e escritor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Bem-Estar

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.