A primeira coletiva de imprensa da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Brasil realizada no Santuário Nacional de Aparecida, contou com a presença de Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, e do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. O encontro com os jornalistas aconteceu na sala de coletivas, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
Dom Jaime Spengler apresentou em números o episcopado brasileiro. Segundo o presidente da CNBB, esta é a maior Conferência Episcopal do mundo: “Somos 486 bispos, e são poucas as conferências no mundo que têm um número como este. Da última assembleia do ano passado até o dia de hoje, nós tivemos 20 novas nomeações para o Brasil. Este é um número significativo” afirmou.
Dom Jaime falou também sobre o tema central da Assembleia deste ano - A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora: “Estamos iniciando este trabalho de elaboração das Diretrizes, mas nós não vamos concluir, porque nós estamos também experimentando a celebração do Sínodo dos Bispos em Roma, que tem como tema central a Igreja propriamente dita no mundo de hoje. Nesse trabalho de elaboração das Diretrizes, nós também estamos muito atentos à nossa realidade social, econômica e política do Brasil e também à realidade eclesial da nossa Igreja”, disse.
O Cardeal Pietro Parolin falou de sua presença no Brasil e sobre o tema do retiro dos bispos que ele irá conduzir: “O tema do retiro será 'O Caminho Sinodal', em sintonia ao Sínodo, que terá seu término em outubro deste ano, articulado em três palavras importantes que o Santo Padre sempre nos fala: comunhão, participação e missão", afirmou.
Acompanhe, na íntegra, a coletiva de imprensa transmitida pelo Portal A12:
Encerrada a 61ª Assembleia Geral da CNBB
No encontro com a imprensa na última coletiva do evento, os membros da presidência da CNBB se encontraram com os comunicadores, e abordaram os principais encaminhamentos e resultados desta 61ª Assembleia Geral.
Catequistas são instituídos ministros durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB
A celebração deste sábado é fruto de um processo desenvolvido desde a publicação pelo Papa Francisco do Motu Próprio Antiquum Ministerium, em 2021.
Terceiro dia de Assembleia Geral da CNBB reflete realidades social e eclesial e tema central
Acompanhe uma síntese das atividades da 61ª AG da CNBB desta sexta-feira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.