Quando se fala em longevidade, vamos esbarrar, sem sombra de dúvidas, nas questões do tempo. Ela tem por definição a duração da vida de uma pessoa e também a qualidade de ser longevo (1). É o quão para frente uma pessoa vive. São os anos de vida, ou ainda, a designação de seu prolongamento.
Imperadores como o grande Marco Aurélio, também pensavam sobre a longevidade (2) e como entender essa palavra tão cheia de reflexões e mistérios.
Ao mesmo tempo em que a longevidade é um grande desafio para a era moderna e para o terceiro milênio (3), ela também é tão escassa de cuidados inteligentes quando o assunto é viver com saúde.
E justamente por isso que, não basta viver muitos anos, é preciso viver bem e com qualidade, desfrutando de uma saúde plena – compreensão do eu e compreensão do autocuidado; saúde psíquica – entendimento da mente e suas funções e gestão da emoção; saúde física – liberdade de locomoção e autonomia para fazer as atividades básicas ao longo dos dias, meses e anos.
À medida que ocorre o desenvolvimento científico, social, econômico e tecnológico de uma sociedade e melhora as condições de vida, controle de natalidade, controle da fecundidade, trabalho e saúde, ocorre também o aumento da longevidade (4). Recursos e informações fazem as pessoas viverem melhor, com mais dignidade, com mais entusiasmo, com mais satisfação e com mais tranquilidade.
Um belíssimo exemplo de alguém que entendeu o conceito de longevidade e viveu pelo exemplo de ser quem foi, Madre Teresa de Calcutá, mulher extraordinária, encantadora, inteligente, sábia e alegre. Dona de uma felicidade incrível expressa em sua face. Chegou à casa dos mais de 80 anos e ainda realizava seus trabalhos de rotina. Ganhou reconhecimento internacional, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi considerada a missionária do século XX, além de canonizada pelo Papa Francisco (5).
Longevidade, uma palavra tão bela e magnífica. Possui em seu interior outra palavra tão importante e essencial, vida. E como está a sua? Uma vez que, para se obter os resultados na longevidade, se faz necessário uma vida cheia de bons hábitos, com atividades que possuem a ludicidade, o lazer, a criatividade e a alegria em seu contexto. A longevidade precisa estar cheia de vida, e vida para chegar mais longe, cada vez mais - em suas metas, em seus objetivos e principalmente, em seus sonhos.
Por isso, a longevidade é considerada a rainha da saúde, assim como o envelhecimento é o rei. Só envelhece quem está disposto a viver bem, e quem vive bem, chega à longevidade, e chegando à longevidade, você estará mais pleno.
Referências
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.