A jornada da vida é sempre algo que precisamos refletir e esta reflexão deve seguir para a identificação de um propósito, de um significado, de um sentido e de um objetivo para viver os respectivos anos que se sucederão.
A jornada da vida é sempre algo que precisamos refletir e esta reflexão deve seguir para a identificação de um propósito, de um significado, de um sentido e de um objetivo para viver os respectivos anos que se sucederão.
Nessa mesma ótica, será importantíssimo o entendimento do estilo de vida e dos fatores ambientais para maximizar a habilidade de prevenir as doenças e melhorar a saúde geral das pessoas (1).
Mas será que o segredo para viver muito anos está dentro (meio interno) ou fora de nós (meio externo)?
A biologia molecular tem deixado claro que, não é a genética a causa de certos problemas e certas doenças de forma isolada. Ela tem a sua participação, entretanto, não é a raiz de tudo, pois, os genes precisam ser ativados por uma série de processos que são via dependentes dos hábitos, do estilo de vida, dos comportamentos e das escolhas da pessoa. Ou seja, há uma relação do mundo interno e externo que precisamos conhecer e equilibrar para viver muito anos com saúde e qualidade.
Uma pista dessa interação foi descoberta por cientistas que preconizaram a teoria dos telômeros, que são estruturas especializadas em DNA localizadas no final dos cromossomos (3). Eles possuem a função primária de manter a estabilidade no genoma (2) que significa que o DNA precisa de integridade para desempenhar suas funções e que o telômero não deve sofrer danos em seu cumprimento e assim não acelerar o processo de envelhecimento celular de forma prejudicial.
E adivinhem: o exercício tem papel chave nesse processo, uma vez que ele faz parte do rol das medidas saudáveis de vida, colaborando na regulação da função da enzima telomerase, aumentando sua atividade aórtica e estabilizando as proteínas dos telômeros (2, 4).
Viu só? As células e suas funções são estimuladas por fatores como o exercício, ou seja, a interação dos meios faz a diferença nos seus anos de vida, e o entendimento desse quadro é a chave para vivermos melhor e chegar a longevidade dos 100 anos.
E para chegar lá com mais assertividade, o poder da mentalidade é ferramenta essencial, uma vez que o cérebro é o maestro do corpo humano. Tudo começa na cabeça e é lá que você precisa estar focado. O que você pensa pode sim se tornar realidade, então cuidar dos seus pensamentos e ter sempre a positividade como aliada é fundamental para atingir seus objetivos na conquista de sua saúde e de sua longevidade.
Viva para chegar lá desfrutando cada dia e utilize o efeito positivo e o exercício como estratégias diárias.
Referências
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.