Saúde

Saúde celular

Para ter saúde, é preciso cuidar de cada uma das mais de 10 trilhões de células do corpo humano. Vamos saber como garantir que todos os sistemas do corpo funcionem bem por meio da saúde celular?

Alex Souza (Arquivo pessoal)

Escrito por Alex Souza

10 ABR 2020 - 00H00 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 15H19)




O corpo humano funciona por meio de diferentes sistemas: sistema nervoso, muscular, imune, linfático, vascular, circulatório, respiratório, articular, ósseo, endócrino, entre outros. Cada sistema possui inúmeras células com diferentes funções: neurônios, fibroblastos, linfócitos, hemácias, glóbulos brancos, capilares, linfonodos, mioblastos, osteócitos, óvulos, hormônios, DNA, entre outros.

Há aproximadamente 10 trilhões de células com cerca de 20 a 25 mil genes, segundo o Projeto Genoma Humano, que representam todos esses sistemas e seus funcionamentos, que devem ser organizados e orquestrados para a saúde do ser humano.

Conforme a necessidade, as células são estimuladas, bem como seus sistemas, como se fossem relógios. Ou seja, os hábitos e o estilo de vida vão virar as chaves desses relógios, seja para o lado benéfico (saúde) ou não (ausência de saúde).

A célula é formada por três grandes partes: núcleo (centro de controle), membrana plasmática (proteção e comunicação) e citoplasma (conteúdo) (5).

As células em nossos tecidos se originam de células-tronco que têm a capacidade de se transformar em muitos tipos diferentes de células especializadas. Elas vivem em nichos, que são um tipo de sala vip onde ficam protegidas e ficam aguardando até serem necessárias (6).

Conforme a necessidade, as células são estimuladas, bem como seus sistemas, como se fossem relógios. Ou seja, os hábitos e o estilo de vida vão virar as chaves desses relógios, seja para o lado benéfico (saúde) ou não (ausência de saúde).

Dentre os hábitos para a saúde celular, está a nutrição, considerada o combustível da célula. A nutrição saudável é essencial para os relógios adequados serem ligados e seus genes trabalharem de forma salutar. Ela deve ser orgânica e anti-inflamatória sempre e não há espaços para excessos.

Outro ponto importantíssimo para a célula, é o exercício que, por meio de seus mecanismos, reduz o risco para doenças e mortalidade (1), além de diminuir a inflamação e o estresse oxidativo (2, 3, 4). Portanto, se o exercício diminui esses índices, quer dizer que, a célula fica protegida, e por meio dessa proteção, o envelhecimento é postergado, as doenças se afastam e as dores ficam cada vez mais longe devido à capacidade dos músculos de sustentar a estrutura corporal, sem agressões, danos ou sobrecargas desnecessárias.Leia MaisVocê é parte de um projetoA fé não pode morrer

Cabe aqui também a reflexão sobre a implementação do genoma sintético para melhor entender a vida na atualidade (7). Quem sabe até melhorar o quadro de certas doenças e minimizar as chances de outras por meio de pesquisas mais avançadas nesse campo.

Portanto, se realmente quisermos ter saúde celular, ou seja, que nossas células permaneçam sadias, nossos manuais de instruções do DNA têm de estar cuidadosamente protegidos (8), ou seja, nossos hábitos vão oferecer essa adequada proteção e as pesquisas nos ajudarão a seguir evoluindo.

Referências
1. TUCKER, L. A. Physical activity and telomere length in U.S. men and women: Na NHANES investigation. Preventive Medicine 100, 145–151, 2017.
2. CAMPOS, R. M. et al. Aerobic plus resistance training improves bone metabolism and inflammation in adolescentes who are obese. J. Strength Cond. Res./Natl. Strength Cond. Assoc. 28 (3):758–766, 2014.
3. GOMES, E. C. et al. Oxidants, antioxidants, and the beneficial roles of exercise-induced production of reactive species. Oxidative Med. Cell. Longev:756132, 2012.
4. NIMMO, M. A. et al. The effect of physical activity on mediators of inflammation. Diabetes Obes. Metab. 15 (Suppl. 3):51–60, 2013.
5. TORTORA, G. J. DERRICKSSON, B. Corpo Humano - Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed, 2017.
6. BACKBURN, E. EPEL, E. O segredo está nos telômeros – receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor. Planeta, 2017.
7. Nature. Life after the synthetic cell. Opinion. Advance Online Publication. Macmillan Publishers Limited, 2010.
8. COLLINS, F. S. A linguagem da vida – o DNA e a revolução na sua saúde. Gente, 2010.
Escrito por:
Alex Souza (Arquivo pessoal)
Alex Souza

Alex Souza é bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido, personal trainer, especialista em envelhecimento, mentor do "Grupo do Exercício e Fé", palestrante e escritor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alex Souza, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.