Sistema imunológico
Já parou para pensar que existe um sistema que protege nosso corpo contra possíveis doenças, vírus, bactérias e fungos? Esse sistema é um verdadeiro exército em prontidão, com soldados especializados em diferentes segmentos e com funções muitos bem estabelecidas. Ele é chamado de sistema imunológico ou imune.
Esse sistema tem como função a defesa do organismo e tem evoluído com o passar dos tempos, sendo capaz de nos proteger de microrganismos patogênicos e agentes tóxicos. Ele é constituído por inúmeras células e moléculas que reconhecem e eliminam as variedades de corpos estranhos dentro do corpo. Elas funcionam em duas fases que são denominadas- reconhecimento e resposta (1).
Basicamente, a primeira fase (primeiro batalhão) tem como parâmetro reconhecer o problema e a segunda fase (soldados especializados) necessita gerar uma resposta efetiva para solucioná-lo.
Os sistemas biológicos, inclusive o sistema imune, respondem aos diferentes estímulos provenientes do exercício, levando-os a adaptações que se traduzem em um incremento da capacidade funcional do praticante (2).
As respostas promovidas pelo exercício, tanto agudamente quanto em sua cronicidade, afetam diversos componentes do sistema imune como: a diminuição do risco de infecção (3, 4), a promoção da adaptação de antioxidantes (5), redução da incidência de doenças (6, 7), intervenção não medicamentosa (9), menor incidência de neoplasias (10), atuação de hormônios como catecolaminas (epinefrina), o cortisol, hormônio do crescimento (GH) e peptídeos opioides (endorfinas) (11) e menor proliferação ou mesmo bloqueio da progressão de células tumorais (12, 13, 14).
Leia MaisComo e por que envelhecemos?A Rainha da LongevidadeTreinamento de Força para IdososDoenças da cabeça3 dicas para reduzir as dores
Desta forma e dentre tais benefícios, é percebido a relação estreita desses dois sistemas - imune e exercício -, pois atuam juntos na saúde. O primeiro repara danos, o segundo não deixa o dano acentuar ou previne-o. Um defende contra agentes estranhos, o outro constrói um muro para não receber visitas inesperadas. Ou seja, enquanto o exercício foi feito com regularidade, o sistema imune estará cada vez mais forte para desempenhar a sua função de origem, e assim, a manutenção e a preservação da saúde se tornam prioridades, e não mais as doenças.
A Educação Física tem uma ferramenta de uso indiscutível e indispensável para qualquer fase da vida chamada exercício, que por sua vez, deve gerar uma população mais ativa e longe de doenças que são acarretadas e estimuladas pela inatividade física (8).
Pare e pense: não faz sentido nenhum esperar a doença aparecer. Então restitua a saúde e fortaleça o sistema imune por meio do exercício todos os dias.
Referências
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Tempo seco potencializa doenças respiratórias
Acompanhe o Imaculada Notícias desta sexta-feira,13!
Brincar na terra melhora a imunidade das crianças
Acompanhe e edição desta quinta-feira (18), do Imaculada Notícias!!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.