Viagem

Um lugar para espairecer e rezar

Conheça o Santuário das aparições de Nossa Senhora da Natividade, no Rio de Janeiro

Escrito por Angelica Lima

25 MAR 2023 - 00H00 (Atualizada em 30 MAI 2023 - 10H32)

A 353 km do Rio de Janeiro, na Região Noroeste do Estado, está o pequeno município de Natividade. Com pouco mais de 15 mil habitantes, a pacata cidade, cuja colonização teve início na primeira metade do século XIX, tem sua principal atividade econômica no turismo: rural, em suas fazendas históricas, e no turismo religioso. E é exatamente sobre o turismo religioso que quero falar hoje, pois este se dá devido aos relatos das aparições de Nossa Senhora da Natividade no local, no ano de 1966 e seguintes. 


Entrada do Santuário

O Sítio das Aparições fica na estrada que liga o município de Natividade ao distrito de Ourânia, no quilômetro 6. A tradição católica local diz que ali a Mãe de Jesus foi vista pela primeira vez na região. A partir de então, o local se tornou um ponto de orações de fiéis e peregrinações. Segundo relatos, entre os anos de 1967 e 1968 ocorreram quatro aparições atribuídas a Nossa Senhora e recebidas pelo doutor Sebastião Fausto Barreira de Faria. Em uma delas, a Mãe teria entregado uma pedra ao médico, a qual se pode visualizar em visita ao Santuário. A quinta aparição teria ocorrido 10 anos depois da terceira, em 12 de julho de 1977, e nela Nossa Senhora teria pedido para que a Cefas (pedra) fosse colocada na réplica de sua casa em Éfeso, no Santuário, em Natividade. No local, foi erigida uma casa, réplica da existente em Éfeso, na Turquia, onde Maria morou após a morte de Jesus e onde o médico esteve. Esta réplica é considerada única no mundo. Segundo a descrição oficial da casa, “no segundo plano há três oratórios e um quadro que traz as mensagens deixadas pela Santa.

Ao lado esquerdo, a sala dos milagres, e ao lado direito, a sala particular de Nossa Senhora. A poucos metros da casa, localiza-se o nicho construído no local exato das aparições. Nele está a imagem em bronze de autoria de Matheus Fernandes, datada de 1969. Defronte ao nicho, passa o regato onde Nossa Senhora apareceu.

Há uma fileira de bicas, para facilitar a colheita da água do regato pelos fiéis que a procuram com fins milagrosos”. No local, foi erigida uma casa, réplica da existente em Éfeso, na Turquia, onde Maria morou após a morte de Jesus e onde o médico esteve Angelica Lima Jornalista A autoridade da Igreja não se pronunciou sobre o tema “Natividade”, nem há inquérito eclesiástico sobre o caso, mas visitar este lugar traz uma indescritível paz ao coração. Já visitei o Santuário das aparições de Nossa Senhora da Natividade por inúmeras vezes, porém, cada vez, parece única. Ao entrar nesta casa, réplica daquela em que Nossa Senhora viveu os últimos dias de sua vida, você pode visualizar cada cantinho do lugar, que tem indicações. E pode imaginar a Mãe de Jesus em suas atividades diárias, desde a dedicação à oração aos afazeres domésticos, pois o lugar lhe possibilita isso.


Angelica Lima rezando no Santuário

O Santuário recebe milhares de visitantes ao longo de todo o ano, especialmente no dia 12 de julho, data em que se comemora a aparição. Eu, particularmente, prefiro visitar o local em dias menos movimentados para poder aproveitar o silêncio e a paz, pois a casa fica em uma área verde de muita tranquilidade, onde o canto dos pássaros e o ar interiorano fazem bem aos olhos, aos ouvidos e ao coração. É um refúgio para quem vive diariamente na correria das grandes cidades, mas também uma oportunidade para quem não mora assim tão longe poder recarregar as baterias, e especialmente rezar e pedir a intercessão da nossa amada Mãe.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Viagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.