Com as férias agendadas é hora de planejar destinos e passeios. Porém, em tempos de pandemia, todos os planos de viagem caem por terra, uma vez que distanciamento social é palavra de ordem nos planos de contenção por causa da Covid-19.
No entanto, é possível, mesmo nesses tempos difíceis, renovar as energias buscando novos ares, sem colocar em risco a própria saúde e a saúde de outras pessoas. Nas férias deste ano, meu marido e eu optamos por um passeio de carro. Passamos pelo Rio de Janeiro, na casa de familiares, e esticamos um pouco a viagem até o Espírito Santo, onde descobrimos um lugar perfeito para descansar e apreciar a natureza.
O Balneário de Iriri está localizado no município de Anchieta. É formado por lindas praias e belas paisagens, que formam um cartão postal apelidado de Caribe Capixaba. O nome Iriri tem origem indígena e significa “ostra”, abundante em suas praias. No passado, o local era apenas uma pequena vila de pescadores. Hoje é um dos mais importantes balneários do município de Anchieta. O Balneário de Iriri possui cerca de três mil habitantes e está a 90 quilômetros da capital. Possui inúmeras opções de lazer para toda a família, além da gastronomia local, com restaurantes de frutos do mar e de culinária tradicional capixaba.
O local é perfeito para quem procura paz e tranquilidade, além do distanciamento social, tão importante nesses tempos de pandemia, pois, algumas das pequenas praias, por vezes ficam praticamente desertas. Eu, particularmente, curti mais as praias pequenas, em meio às pedras e à natureza. Conheça algumas dessas maravilhas:
Possui cerca de 350 metros de extensão e fica em uma pequena enseada, entre costões, de águas claras e águas calmas. Possui uma pequena extensão de areia entre as pedras, que forma uma piscina, ideal para crianças brincarem.
Praia de enseada, de águas claras e mar calmo, areia compacta amarelada, com aproximadamente 500 metros de extensão.
Localizada entre costões, possui mar calmo, águas claras com pequenas ondas, areia escura e solta, devido à presença de ilmenita (areia monazítica). Proporciona passeios de escuna e um dos melhores pontos de mergulho do Estado.
Foi a primeira que visitamos. É uma pequena vila de pescadores, praia de enseada, com uma pequena faixa de areia clara e socada, própria para pesca artesanal. Possui lindas amendoeiras que proporcionam uma sombra agradável para quem quer fugir do sol e apenas aproveitar o vento vindo do mar.
Uma das minhas preferidas. Possui águas claras e transparentes, ondas fracas, areia escura, batida e fina. Fica entre costões e há rochedos à beira-mar. Pude caminhar pelas pedras e acessar pequenas praias, desertas, envoltas por pura natureza. Escolhemos passar o dia nesta praia, pela sua estrutura, com quiosque que serve refeição e oferece um espaço com redes e música clássica para relaxar. E é claro que eu aproveitei para tirar um belo cochilo na rede, à sombra de uma das exuberantes e imponentes amendoeiras.
Com aproximadamente 50 metros de extensão, possui águas claras, ondas fracas e areia escura e batida. É uma praia virgem, faz parte de uma sequência de pequenas enseadas. Local de grande beleza natural, com matas secundárias e densas.
Praias virgens, boas para pesca de mergulho, possuem aproximadamente 20 metros de extensão, mar agitado, com ondas de um metro e meio, aproximadamente. Águas claras e areia branca com grande incidência de conchas. Ideal para quem gosta de aventuras, pois o acesso é através de trilhas ou pelo mar.
Além de curtir as belas praias e paisagens do Balneário de Iriri, tivemos a oportunidade de visitar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e áreas da antiga residência jesuíta, localizado em uma encosta do morro do Rio Benevente, no município de Anchieta, Espírito Santo.
O local foi escolhido por São José de Anchieta para viver seus últimos dias. Ali ele faleceu em 9 de junho de 1597. Em 1965 foi criado no local o Museu Nacional São José de Anchieta, que preserva imagens, objetos litúrgicos antigos da igreja e objetos da antiga aldeia de Reritiba. Visitamos a capela, o quarto onde morreu São José de Anchieta e ainda uma escavação que revelou uma antiga cozinha do Santuário, que estava soterrada. É um passeio que vale muito a pena!
Como assim, o dia do chocolate não é na Páscoa?
Não é! O Dia Nacional do Chocolate é comemorado em 28 de outubro; o Dia Mundial é em 7 de julho; e, nos Estados Unidos, em 13 de setembro. Mas o que importa é que ainda estamos no inverno e que um chocolate quente vai bem sempre. Acesse e aprenda a fazer uma receita de chocolate aromatizado com a gente.
Um lugar para espairecer e rezar
A jornalista Angelica Lima esteve no Santuário das aparições de Nossa Senhora da Natividade e veio compartilhar tudo com a gente.
A busca por novo trabalho
Você está procurando o primeiro emprego e não sabe como começar? Ou está tentando se recolocar no mercado de trabalho e não sabe como se portar na temida entrevista? Confira no link as dicas que a psicóloga Jaqueline Ramos sobre como se preparar para um processo seletivo!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.