O Frei Sebastião em sua homilia de hoje no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, comentou a Primeira Leitura (1Jo 2,3-11) e o Evangelho (Lc 2,22-35).
Em sua reflexão do Evangelho de hoje, Frei Sebastião nos lembra da reflexão do Papa Francisco em que ele acentua a esperança. A tradição dos judeus foi cumprida, a circuncisão era feita no menino com oito dias do seu nascimento e a apresentação no templo com quarenta dias, que era uma consagração dos primogênitos.
Simeão, já de idade avançada, viu em Jesus, o messias que era esperado e manifestou a sua alegria. Depois, outra pessoa idosa, Ana também reconheceu Jesus como o messias. Duas pessoas de idade avançada se manifestaram com esperança, que deu a eles a força e a graça de viver esse momento. Não existe idade para quem espera!
A esperança motiva para a vida, fortalece na luta e enxerga longe, porque enxerga com os olhos de Deus. Temos esse episódio maravilhoso com Simeão e Ana e também uma profecia, que até nos machuca a ler.
Ana olhou para Nossa Senhora, a mãe de Jesus e disse: “Uma espada transpassará o teu coração”. Imaginem se um padre no batismo da criança falar essas palavras para uma mãe: “Por causa dele você vai sofrer muito”.
Ninguém quer ouvir isso, mas Nossa Senhora ouviu. São Lucas, que narra isso, coloca muito bem essa virtude de Maria: “Ela guardava tudo em seu coração e meditava”.
Quem anda com Jesus não pode ficar parado, se acomodando, mas lembrando que a vida é uma luta, mas se for vivida com Deus, o sofrimento será um condicionamento necessário, mas que será coroado com a vitória e teremos a vida eterna como a nossa glória.
Vamos, como Simeão e Ana, ter esperança. Se ficarmos mergulhados nos problemas, nos afogamos neles e perdemos de vista os horizontes, que nós temos que alcançar com a nossa vida, com a força da fé, com a dinâmica do amor e sempre atraídos pela esperança.
Nesse dia vamos lembrar que todos nós somos convidados a não parar, não importa o desafio que temos, vamos olhar sempre para frente inspirados na vitória de Cristo. Nada é fácil, mas a força de Deus e o Espírito Santo nos mostram e iluminam todo o caminho que devemos percorrer.
Transcrição Marta Romero
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.