O Frei Sebastião em sua homilia de hoje no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, comentou a Primeira Leitura (Eclo 3,3-7.14-17a) e o Evangelho (Mt 2,13-15.19-23).
Em sua homília, Frei Sebastião nos lembra que hoje é a Festa da Sagrada Família. Deus quis vir ao mundo em uma família comum e isso não foi nada fácil.
A história do Natal, às vezes parece poética, faz com que esqueçamos um pouco da dura realidade. Pensem um pouco, uma mulher grávida procurando um lugar para se hospedar sem saber onde daria à luz ao seu filho e São José participando e ajudando, sempre calado.
Depois ele recebe um aviso, por meio de um anjo, que o menino corria perigo de vida. Então, ele decide fugir com sua família para o Egito.
Hoje em dia, ainda vemos tantas histórias em que as famílias tem que se refugiar para escapar das guerras, da fome, da opressão ou da humilhação. Jesus entrou em uma família de trabalhadores, nunca teve privilégios em toda a sua vida.
A Sagrada Família foi o lugar que Deus escolheu para nascer, portanto a família é o lugar privilegiado Dele. A família é a faculdade do amor e da oração. Podemos dizer hoje em dia que às vezes as famílias ficam divididas, podem ser constituídas até de duas pessoas, não importa.
Nunca se sintam sozinhos e nem abandonados. Existem situações familiares muito complexas, mas Deus abençoa sempre, até o que restou da família. Temos que defender a nossa família, que trabalha, que se esforça pela sua sobrevivência.
A Família de Jesus era pobre, sofreu também tantas dificuldades e nunca deixou de ser sagrada para Deus. Temos que dar valor à família, nada vai substituir uma família, porque é algo sagrado. A grande qualidade dessa família de Nazaré foi o silêncio e a simplicidade.
Portanto, vocês, mães, pais, filhos, avós ou netos, lembrem-se que a família não é somente um lugar para morar, comer ou dormir, mas um lugar onde tem que existir a comunhão, a união, a oração, tendo como modelo a Família Sagrada, Jesus, Maria e José.
Ela deve ser o espelho para todas as famílias. Não tenham medo, mesmo que a sua família estiver machucada, dividida, Deus se importa com a sua família e até com o que restou dela. Amém.
Transcrição Marta Romero
Mãe de Deus, Maria!
A Bíblia (cf. Nm 6, 22-27) nos fala de bênção. Nós queremos pedir a bênção de Deus sobre nós neste momento difícil pelo qual passamos com a pandemia da Covid-19. Fazer descer a bênção de Deus sobre nós é fazer descer a salvação, alegria, saúde e a paz. É tudo o que nós queremos. E Deus nos dá a sua bênção: Jesus Seu Filho! Ele nos veio por Maria Sua mãe. Ela é a “porta” pela qual Ele entrou na humanidade.
3º Domingo do Tempo Comum
Mais uma vez nos encontramos para falar de paz e das lutas por liberdade, por justiça e contra todo tipo de opressão. O evangelho de hoje fala exatamente sobre essas coisas. Podemos dizer que Jesus iniciou sua vida pública neste evangelho.
2º Domingo do Tempo Comum
Hoje é domingo, dia de festa, dia do Senhor. Nossa vida poderia realmente ser uma contínua festa, só alegrias, só boas notícias, só melodia e dança. O segredo para que seja sempre assim, Maria já nos revelou naquela festa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.