Confira na íntegra a homilia que Frei Sebastião fez nesta quinta-feira:
Hoje celebramos a Festa de Nossa Senhora do Carmo. O Carmelo é uma montanha muito alta na Palestina, para terem uma ideia é maior que o dobro da nossa Serra do Mar, são mais de 1700 metros, é uma montanha muito bonita chamada Carmelo, que significa jardim.
É aí que fica a chamada gruta de Elias. O profeta Elias teve uma experiência muito linda na sua vida, ele sempre lutou pelo Deus único. Durante uma grande seca, por sete dias ele mandava o seu servo no topo da montanha para procurar a chuva. Até que um dia, finalmente, o servo desceu correndo dizendo ao profeta: "Eu vi uma pequena nuvem se levantar lá e atrás.” Daquela nuvem, veio uma grande chuva. Esse fato colocou o fim daquela seca horrível. Vendo aquela nuvem era Nossa Senhora que traria a grande chuva, que traria a salvação do mundo, Jesus Cristo.
Então diante disso, um grupo de homens no século XII se reuniu nesta montanha e fundaram, praticamente, o Carmelo, a ordem dos Carmelitas. Eles foram muito perseguidos.
São Simão Stock, carmelita inglês em 16 de julho de 1251 teve uma visão no meio da noite. Nossa Senhora lhe apareceu com menino num braço e na outra mão o escapulário. Ele consiste em um manto em duas partes, uma parte cai na frente a outra atrás, mostrando a proteção de Nossa Senhora. Na visão Nossa Senhora veio prometendo a Simão Stock que todo aquele que se vestir com este escapulário seria salvo e se fosse para o purgatório seria libertado.
Agora o escapulário que nós portamos, são duas pecinhas uma com Nossa Senhora e outra com Jesus, que representam que ela está nos cobrindo; e estamos sob o manto de Nossa Senhora e que ela está nos defendendo e nos conduzindo.
Estamos juntos hoje sentindo essa proteção da Imaculada e o seu amor materno. Ela quer que seus filhos todos sejam salvos.
No Evangelho de hoje, temos uma manifestação da grandeza de Nossa Senhora. É muito bonito isso! Quando Jesus quis dar a Sua mãe o maior elogio: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? São esses que fazem a vontade o meu Pai.” Sabemos que nunca ninguém fez mais a vontade do Pai do que Nossa Senhora.
Santa Isabel reconheceu-a como a Mãe do Senhor e “todas as gerações a chamaram de bem aventurada”, pois ela é aquela que acreditou. Portanto Jesus reconheceu em Nossa Senhora a verdadeira mãe, não somente aquela da vida física, mas aquela que iria colaborar para uma vida nova, ávida eterna. Jesus reconheceu isso, sobretudo na Cruz, olhando para ela.
A Cruz é impressionante, minha gente! Uma mãe vendo o seu filho daquele jeito e ainda esse filho com uma missão para ela. Reconhecendo que realmente ela é a mãe! Que bonito isso! Ela é a mãe por excelência: “Aqui está o teu filho.” Entregando a ela todos nós. E para nós: “Aqui está a tua mãe.” Para sempre ela nos orientaria para a vida.
Nossa Senhora nos protege sempre e com esse escapulário, que quer dizer, com este manto de amor de Maria podemos nos sentir amados e sob a sua proteção.
Feliz é você que percebeu e sentiu que ama Nossa Senhora, porque ela é mãe de Jesus e a tua mãe. Ela é o modelo de fé e te ensina como caminhar. Esse escapulário é para fazer lembrar e sentir que na vida você está sob a proteção dela. E sob essa proteção não haverá nenhum inimigo que possa prejudicar ou desviar você do seu caminho essencial, que aquele da vida eterna.
Deixe-se amar e deixe-se cobrir com esse manto de proteção. Procure por ela sempre.
Aqui sempre estamos, dia e noite com você, mílite, para que você se sinta sob o manto desta grande mãe que quer a salvação de todos os seus filhos. Nós descobrimos, com São Maximiliano Kolbe, que ela precisa de nós, precisa de mim e precisa de você. Esta é a obra que ela nos colocou nas mãos e por isso estamos aqui. Hoje vemos neste manto, neste escapulário continuamente esta mãe viva que protege os seus filhos e quer salvá-los a todos.
O manto de Maria, o manto de Nossa Senhora é o manto de nossa mãe. Este é o manto que ela nos oferece, este escapulário é para nós sentirmos que ela está nos cobrindo, amparando, defendendo e conduzindo.
Estamos juntos hoje sentindo essa proteção que é real. O amor materno dela, quer todos os seus filhos salvos. Mas, ela quer e precisa da nossa colaboração para salvar a todos, por isso estamos aqui estendendo esse escapulário ao mundo inteiro.
Para que todos os homens e mulheres sintam a presença dela, da Virgem Imaculada, porque ela é mãe e nós somos seus filhos entregues a ela na cruz.
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.