O missionário Louis Marie (MIPK) presidiu hoje (20) a Celebração da Palavra, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1Sm 18,6-9;19,1-7) e o Evangelho de hoje (Mc 3,7-12).
Em sua homília, o missionário Louis Marie destaca que a liturgia de hoje nos convida a perceber que a inveja é um veneno. Existem pessoas muito próximas de nós, que cultivam esse sentimento. Até mesmo na Igreja podemos constar que existe a inveja.
Isso é uma infelicidade, pois essas pessoas invejosas não conseguem crescer, só buscam atrapalhar a vida dos outros. Porém, isso não deve ser motivo de desanimo na nossa missão. Quando cremos em Deus e que Ele está conosco, nós devemos permanecer firmes na missão.
Na primeira leitura vemos uma história clássica de inveja. O filho de Saul vai interceder junto ao pai, para que desista da sua intenção de matar Davi por inveja.
Deus sempre coloca alguém para ajudar que o plano Dele seja cumprido. O pecado da inveja, quando se apossa dos nossos corações, nos torna capazes de cometer atos perigosos.
Pela inveja, ou pelo ciúme, por exemplo, podemos falar mal de alguém, e isso acaba se espalhando, porque as pessoas gostam de fazer fofocas. Porém, isso é muito grave, porque contamina os ambientes e depois não se consegue voltar.
Isso pode acontecer na nossa família, nas comunidades que frequentamos, no nosso ambiente de trabalho ou escola. A inveja começa com situações simples, mas revela um coração pobre e que diminui porque esse é um sentimento mesquinho.
Ela não descobriu a riqueza que é se sentir feliz com a alegria do seu semelhante e ficar feliz com a prosperidade do outro. A inveja é um mal que precisamos combater, e só conseguimos nos livrar desse sentimento se soubermos imitar as atitudes de Jesus.
No Evangelho vemos que as pessoas buscam Jesus para ter algum benefício. Surge uma pergunta: Por que procuramos Jesus? Para que Ele resolva os nossos problemas? Ou porque Ele nos ensina o caminho a seguir? Jesus nos manda sinais para ajudar o nosso crescimento na fé.
Que Maria nossa mãe nos ajude a descobrir a riqueza que é seguir Jesus.
Transcrição Marta Romero
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.