O Frei Pacífico (OFM Conv.) em sua Celebração da Palavra hoje no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Hb 2,5-12) e o Evangelho (Mc 1,21b-28).
Em sua reflexão do Santo Evangelho, Frei Pacífico destaca que o povo da época de Jesus dizia que Ele ensina com autoridade e não como os mestres da lei. Talvez ficam dúvidas que não chegamos a nos perguntar: como era o ensinamento dos mestres da lei? Qual era diferença da pregação de Jesus para a pregação dos mestres da lei?
Naquele período a pregação realizada pelos escribas, se baseava na repetição dos textos dos profetas. Era uma explicação da Torá a partir da fala dos profetas e a partir da fala dos sábios.
Jesus pregava com autoridade, não como uma pessoa superior ou alguém autoritário. Jesus pregava a partir de um jeito de viver e conviver com as pessoas, isto é, a partir do amor e da vivência da Palavra de Deus. Isso devemos gravar no nosso coração.
Se queremos que uma pessoa que nós amamos faça a experiência de Jesus temos que dar testemunho com a nossa vida e não ficar somente falando. Viver a Palavra de Deus e esse amor pode parecer difícil, mas mostra que estamos fazendo a vontade de Deus e não somente participando das liturgias e não praticamos o que aprendemos.
Repetimos as palavras, mas não vivemos o Santo Evangelho. O encontro com a Palavra, não é somente cumprir preceitos, mas realmente fazer uma experiência de vida com seu amor, com a sua graça e com a sua misericórdia.
Vivemos momentos tão bonitos na liturgia da Igreja, mas são só repetições, ou são vivências para nós, que nos faz crescer no amor, na paz e na misericórdia de Deus? Que o Senhor e a sua mãe Maria nos ajude a praticar a Palavra de Deus.
Transcrição Marta Romero
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.