Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H39

A trilha de Natal

Vamos fazer um itinerário e nos preparar para o Natal?




O Natal está chegando... E precisamos estar bem preparados. Por isso, lhe vamos dar uma sugestão. Que tal percorrer a trilha do Natal? São nove passos, que podem ser divididos em nove encontros (como uma novena) ou um dia especial de oração. Você pode juntar a sua comunidade, o seu grupo de jovens unidos aos pastores e aos Reis Magos nesta caminhada vamos todos juntos ao encontro do Menino Jesus. Cada passo uma leitura bíblica, uma meditação, uma oração e a intenção de estar se preparando para o encontro com o Menino Deus. E não vamos sozinhos, vamos ao lado de Maria que sabe qual o melhor caminho, e vai à frente para nos defender dos perigos, afinal, para quem foi às pressas visitar a prima, para quem teve que fugir grávida em cima de um burrinho e ainda ter seu Filho em uma estrebaria, Ela é a nossa melhor guia e sabe bem como nos orientar em nossa caminhada... Por isso, antes de partir, vamos preparar os objetos necessários para nossa trilha: lanterna, alimento, mochila, máquina fotográfica, água, agasalho, barraca, mapa, bússola... Além, é claro, de uma bíblia e um violão...

Partindo com fé

Lucas 1, 11-13, 16-20 (O anúncio do Anjo a Zacarias)

Lanterna: No início desta nossa trilha a lanterna representa a luz da nossa fé, porque sem fé é como se estivéssemos andando no escuro. A lanterna não é uma luz natural. Quem nos proporciona a luz natural é o sol. Assim é com a fé, nossa luz vem de Deus que nos tira das trevas e nos oferece a claridade que nossos olhos precisam.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Sustentando a caminhada

Lucas 1, 26-36; 38 (A Anunciação)

Alimento: Na trilha que estamos fazendo precisamos de muito alimento para que não nos falte o sustento até a meta. Maria se alimentava da confiança em Deus. Esta confiança absoluta de Maria fez com que Ela dissesse o “sim” que trouxe Jesus até nós. Maria, em toda a sua peregrinação, confiou em Deus e fez desta confiança seu alimento diário, que a fortaleceu e a sustentou. Nós hoje temos a eucaristia que nos alimenta e sustenta para a nossa missão.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Carregando a alegria

Lucas 1,39-45 (Visitação)

Mochila: Estamos no meio do caminho; com o passar do tempo vamos sentindo o peso do cansaço, afinal, estamos com uma mochila nas costas. Porém, lembremos que tudo aquilo que carregamos nos é necessário e essencial, pois em uma trilha não podemos carregar nada de supérfluo. Maria sai de seu lugar para ir ao encontro de Isabel; grávida e às pressas, carrega consigo a alegria e o desejo de servir. Em qualquer caminhada que façamos em nossa vida, não podemos esquecer de levar Jesus em nosso coração e colocar em nossa mochila estes dois sentimentos: a alegria e o desejo de servir a todos.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Registrando os bons momentos

Lucas 1, 46-56 (Magnificat)

Máquina fotográfica: Quantas coisas bonitas, lugares, situações encontramos em nossa caminhada; precisamos registrar tudo isso! No coração de Maria estão registrados todos os momentos bons que Deus concedeu até agora a Ela e ao povo. Ela se sente agradecida por isso, e reconhece as maravilhas que Deus é capaz de realizar. Em seu Magnificat Ela canta esta gratidão, estas maravilhas. Também nós queremos agradecer tudo aquilo de bom que Deus nos proporciona em nossa caminhada e que é digno de se registrar.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Matando a nossa sede

Lucas 1, 57-60;63-64 (Nascimento de João Batista)

Água: Além de nos lavar, a água é algo que nós necessitamos sempre; assim como o alimento, ela é vital para alcançarmos a nossa meta. João foi o precursor de Jesus, ou seja, João preparou todo o povo para a chegada do Messias. João recebeu o nome de Batista, pois ele batizava a todos com água, e anunciou que viria outro, após ele, que batizaria com o espírito. Hoje, desde o batismo, já somos ungidos para a missão de evangelizar e preparar outros jovens para conhecer Jesus.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Protegendo-se do frio

Mateus 1,18-25 (As dúvidas de José)

O agasalho: O frio sempre chega, principalmente à noite quando a temperatura cai. Podemos agora relacionar esta noite com as dúvidas de José e com o sofrimento de Maria que não sabiam o que poderia acontecer. Em nossa trilha as dúvidas também podem vir... Será que vale a pena tudo isso pela meta que queremos alcançar?... Será que é válido todo este sofrimento, para chegar onde queremos chegar? O agasalho que levamos representa a proteção que José deu a Maria. Deus, porém, veio em resposta às dúvidas de José e ele não somente as superou como encontrou força e coragem para continuar o seu caminho e proteger Maria. Somos chamados a nos “agasalhar” com a confiança em Deus, para ter perseverança em nossa caminhada e superar nossos medos e dúvidas.

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Acolhendo a salvação

Lucas 2, 1-7 (O nascimento de Jesus)

A Barraca: Estamos bem próximos da nossa meta. Durante toda a caminhada, nós levamos nas costas uma barraca. A barraca tem a função de nos “acolher” e de nos “abrigar”. Maria e José não encontraram lugar nas hospedarias e uma gruta os abrigou. O Menino Jesus nasceu na pobreza e na simplicidade... No frio e em meio aos animais. Queremos com nossa barraca, ser simples como Jesus... Enfrentando o frio e não exigindo nada de sofisticado... Estamos felizes pela simplicidade do nosso acampamento... A Sagrada Família é quem nos acolhe, e é nos braços de Maria que queremos descansar...

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Orientando a caminhada

Lucas 2, 8-14 (A boa nova - os pastores)

Mapa: Às vezes parece que estamos perdidos! Nesta hora precisamos nos orientar com a ajuda de um mapa. O mapa é a referência que temos... Através dele sabemos quanto nos falta para chegar, onde estamos e que trilha pegar. É como um sinal para nós... Sem ele não temos nenhuma orientação. Também aos pastores foi dada uma referência, foi deixado um sinal: “vocês encontrarão um recém-nascido envolto em faixas e deitado em uma manjedoura”... Este é também o nosso sinal...

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Guiando “nossa trilha”

Mateus 2, 7-12 (Os Reis Magos)

Bússola: Que bom, chegamos! Ainda bem que tivemos uma ajuda muito importante: a bússola. Ela em nossa trilha foi com certeza um dos materiais mais importantes que carregamos conosco. Ela impediu que nos perdêssemos, que nos desviássemos da rota certa. Este foi o papel da estrela aos reis magos. Eles foram guiados pela estrela e chegaram até a meta, chegaram até o Menino Jesus, “entraram e viram o menino com Maria, sua mãe”... Também nós seguimos as indicações da nossa bússola e chegamos!! Encontramos Jesus junto com Maria e, assim como os reis magos, trouxemos nossos presentes....

Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai

Alcançamos a nossa meta e nossa alegria não poderia ser maior ao ver Jesus feito criança. E agora, qual o presente que você trouxe em sua mochila para oferecer a Jesus?

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.