Inicie com o Sinal da cruz:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ofereça o Rosário que você vai rezar:
Divino Jesus, nós vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima a quem nos dirigimos, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo, e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre, o Papa, pelo aumento e santificação do clero, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos cristãos perseguidos... (outras intenções, se houver).
Segure o crucifixo enquanto reza o Creio:
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Na primeira conta, reze o Pai-nosso:
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa Vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Reze, nas 3 contas seguintes, a Ave-Maria, em honra e louvor: a Deus Pai que nos criou; a Deus Filho que nos remiu; e ao Divino Espírito Santo que nos guia e santifica:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Reze o Glória:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Na mesma conta, cite o primeiro Mistério a ser contemplado e reze o Pai-nosso. Nas 10 contas seguintes, reze a Ave-Maria. Em seguida, reze o Glória e as invocações:
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. (esta oração é recomendada nas aparições de Nossa Senhora em Fátima)
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós, e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados. (prece retirada da Medalha Milagrosa)
Em cada uma das seguintes dezenas, você continua como na primeira: contemple o Mistério correspondente, seguido pelo Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus e Ó Maria concebida sem pecado.
Mistérios Gozosos (às segundas-feiras e aos sábados)
1º Anunciação do Arcanjo Gabriel a Virgem Maria
Disse Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
2º Visita de Maria à sua prima Isabel
Isabel disse a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).
3º Nascimento de Jesus em Belém
Disse o anjo aos pastores: “Hoje nasceu na cidade de Davi um Salvador, o Cristo Senhor” (Lc 2,11).
4º Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém
Simeão disse a Maria: “Eis que este menino será um sinal que provocará contradições” (Lc 2,34).
5º Perda e encontro do Menino Jesus no Templo
Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas (Lc 2,47).
Mistérios Luminosos (às quintas-feiras)
1º Batismo de Jesus no Jordão
Uma voz dizia: “Eis meu Filho amado, em quem ponho minha afeição” (Mt 3,17).
2º Jesus nas bodas de Caná
Maria, sua mãe, disse aos serventes: “Fazei o que ele vos disser” (Jo 2,5).
3º Anúncio do Reino de Deus
Jesus começou a pregar, dizendo: “Fazei penitência, o Reino dos céus está próximo” (Mt 4,17).
4º Transfiguração do Senhor
Seu rosto brilhou como o sol, e as vestes resplandeceram de brancura (Mt 17,2).
5º Instituição da Eucaristia
Disse Jesus: “Tomai e comei, isto é o meu corpo... Tomai e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,26-28).
Mistérios Dolorosos (às terças e sextas-feiras)
1º Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras
Jesus disse aos discípulos: “Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo” (Mt 26,38).
2º Cruel flagelação de Jesus
Pilatos mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado (Mt 27,26).
3º Coroação de espinhos de Jesus
Puseram uma coroa de espinhos em sua cabeça e um caniço na mão direita (Mt 27,29).
4º Jesus carregando a cruz até o calvário
Dizia Jesus a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz a cada dia e siga-me” (Lc 9,23).
5º Crucificação e morte de Jesus
Jesus, vendo a Mãe e o discípulo que amava, disse: “Mulher, eis o teu filho!”. Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” (Jo 19,26).
Mistérios Gloriosos (às quartas-feiras e aos domingos)
1º Ressurreição de Jesus
O Anjo disse às mulheres: “Ide depressa e dizei aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos” (Mt 28,7).
2º Ascensão de Jesus
Jesus falou: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).
3º Vinda do Espírito Santo Paráclito
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,4).
4º Assunção de Maria em corpo e alma para o Céu
Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus (cf. Munifi centissimus Deus 21).
5º Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra
Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida com o sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Ap 12,1).
Reze o agradecimento
Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos agradecer vos saudamos com uma Salve-Rainha.
Salve-Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Esse passo a passo do Rosário, você encontra no folheto Oração do Santo Rosário. Confira nossos produtos relacionados à Oração e Espiritualidade:
Leia MaisAprenda a rezar o RosárioOs Papas e o RosárioNossa Senhora do RosárioRosário dos Anjos O Santo Rosário
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.