YOUCAT 46
Na metáfora da “semana de trabalho”, coroada por um dia de descanso (Gn 1, 1-3), exprime-se quão boa, bela e sabiamente ordenada é a criação. Do simbolismo da "semana de trabalho" podem deduzir-se relevantes postulados:
1. Nada há que não tivesse sido chamado à existência pelo Criador.
2. Tudo quanto existe é, à sua maneira, bom.
3. Mesmo aquilo que se tornou mau tem uma essência boa.
4. Os seres e as coisas criadas estão mutuamente relacionados e orientados.
5. A Criação reflete, na sua ordem e harmonia, a extraordinária bondade e beleza de Deus.
6. Na Criação existe uma hierarquia: o ser humano está sobre os animais, os animais sobre as plantas, as plantas sobre a matéria não vivificada.
7. A Criação caminha para o grande festim em que Cristo recolherá o mundo em Sua casa, tornando-Se Deus “tudo em todos” (1Cor 15,28)
O Youcat nos propõe refletir que tudo o que existe foi chamado à existência pelo Criador e tudo é bom. As coisas criadas estão interligadas, porque todas provêm de Deus. O mundo caminha para essa comunhão definitiva em que Deus vai se tornar tudo em todos. Esse é um mistério para o qual caminhamos procurando compreender nossa vocação de cuidar das maravilhas que Deus fez e faz. Precisamos cuidar do mundo sabendo que é bonito e é bom porque procede de Deus e para Ele se destina.
Ao invés de fugir do mundo, precisamos amar o mundo. Nada e nem ninguém está perdido, o mundo não está perdido porque em todas as coisas existe o toque de bondade do Criador.
Peçamos a graça de despertar em nós o sentido estético e contemplativo que muitas vezes está se atrofiando. O contrário da beleza não é a feiura, mas o uso inescrupuloso das coisas. Estamos perdendo a capacidade de ver o outro com beleza. Que Deus nos dê a graça de contemplar Sua beleza em nós mesmos e em tudo o que foi criado.
“Não somos o produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário. Não há nada mais belo do que sermos alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, por Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-lo e comunicar aos outros a Sua amizade” Papa Bento XVI
“As criaturas da terra sentem todas como nós. As criaturas aspiram todas por felicidade, como nós. As criaturas da terra amam, sofrem e morrem todas como nós. Portanto, as criaturas do Criador onipotente são iguais a nós, são nossas irmãs”. São Francisco de Assis
“Não creiais que Deus nos proíbe totalmente de amar o mundo. Não! Devemos amá-lo, porque tudo aquilo a que Ele deu existência é digno do nosso amor”. Santa Catarina de Sena
Fonte: Jovem Mílite
Maria, a estrela do tempo natalino
Estamos nos preparando para o nascimento de Jesus. Em muitas casas, árvores de Natal e presépios já estão em um local especial e as famílias participando das Novenas. Neste momento, Maria é a estrela que traz em seu ventre o Filho de Deus. Conheça mais da importância de Nossa Senhora para este tempo acessando!
Devoção da Medalha Milagrosa: entrega e confiança
A Medalha Milagrosa é a principal identidade da Milícia da Imaculada, graças a São Maximiliano Kolbe. As histórias de graças e conversões alcançadas são inúmeras através dos anos. Porém, você sabe como tudo isso começou? Acesse e venha descobrir com a gente!
Santo Antônio: mais que casamenteiro
Neste mês celebramos os santos mais populares da Igreja: São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio, sendo este último o mais conhecido. Por conta de sua fama de casamenteiro, os fiéis, se esquecem de ele, ainda em vida, praticou milagres e converteu muitas pessoas. Acesse e venha conhecer essa linda história com a gente!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.