Li este trecho do Cardeal Carlos Maria Martini no livro Diálogos noturnos em Jerusalém e logo lembrei de você.
Você é jovem e está olhando para frente, para o futuro, e quem escreve estas linhas para você é alguém que procurou um caminho semelhante ao do trecho do Cardeal Martini.
“Nosso caminho para Deus deve ser planejado como uma caminhada ou escalada na montanha. Quem vai à montanha primeiro treina. As forças espirituais podem ser treinadas como aquelas físicas. Se me limito a assistir TV e ficar no computador, os ‘músculos’ do amor, da fantasia e também do relacionamento com Deus se enfraquecem”
Sou alguém que olhou para a montanha com muito amor, mas com as pernas frágeis devido a um acidente durante a Segunda Guerra Mundial e incapaz de escalar. Mas o coração, ah o coração, como viajava. Chegava lá no alto. Isso provocou uma reação grande em mim. Fui treinando e me esforçando, comecei quase me arrastando, percorrendo poucos metros e depois indo mais longe. Treinei não só as pernas, mas os braços para poder me agarrar à rocha. Também treinei o olhar porque ficava espantado e com medo da altura. Foi treinando muito que consegui superar os obstáculos e consegui escalar. Quando cheguei pela primeira vez no cume de uma montanha, pareceu que até o cansaço sumiu. Tive um olhar diferente sobre o mundo. Nunca tinha visto outros picos, aquela quantidade de neve, o gelo, as nuvens. Lá embaixo era outro mundo. Senti as forças se regenerarem com o entusiasmo.
Esta é uma dinâmica do físico, mas existe isso também no coração da gente. Precisamos sonhar. Precisamos procurar as montanhas altas da solidariedade, do amor e do perdão.
Precisamos fazer a escalada da ternura e sonhar alto. No começo é difícil, mas há muita alegria ao alcançar a meta.
A vida é assim, um contínuo desafio. Todo mundo aplaude um atleta quando vence, mas ninguém vai assistir aos incansáveis treinos.
Olhe os atletas. Quando eles competem, entregam-se totalmente. Não é fácil, mas, ao concluir a prova, parece que se esquecem de todo cansaço. Veja, você que estuda, não é sempre fácil, né? Mas, quando se consegue uma boa nota no ENEM, a aprovação no vestibular ou até mesmo um diploma é uma felicidade incrível. Esta é a vida da nossa fé, a alegria de uma juventude que não fica atropelada pela idade, mas que vai além.
É o sonho da vida, é a alegria da solidariedade e da colaboração. Mas, para isso, é preciso treino, é preciso sonhar. Sabe como faz para sonhar?
Rezando. Conhecendo Jesus, o Evangelho e, mergulhando nele, compreendemos como São Paulo, São Francisco ou São Maximiliano, por exemplo, souberam ser treinadores e são nossos modelos. Maria, a mãe de Jesus, acompanha nossa escalada cotidiana com amor de mãe.
Leia MaisConhecer, amar e imitarLuz do mundoTudo novo com MariaImaculada Conceição de Maria
Seus olhos não desgrudam de nós.
E até mesmo nos momentos mais íntimos de treinamento, de esforço e sofrimento, Maria estará ali para amparar e encorajar você.
Olhe para o alto e você verá que precisa se acostumar ao sentido do sofrimento que fortalece e purifica.
Força! Você vai ser um grande vencedor e sentir a alegria de conquistar seus objetivos. Vamos nos deixar conduzir por Maria.
Vivemos da providência divina que vem de doações generosas de pessoas como você. Por isso, estendemos a mão e pedimos:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.