Lendo o Evangelho

Reunidos em nome de Jesus

23° Domingo do Tempo Comum

Frei Aloísio, Ministro Provincial

Escrito por Frei Aloísio Oliveira

10 SET 2023 - 00H00 (Atualizada em 11 SET 2023 - 15H13)

Evangelho: Mt 18, 15-20

O que caracteriza a comunidade de Jesus é a pertença a Ele, a união no Seu nome. Mas, entre os discípulos, podem surgir discórdias e conflitos que ameaçam a integridade desse vínculo. Quando isto ocorre, é necessário empregar todo esforço na reconciliação. O fato de o texto dizer que, após as fracassadas tentativas de reconciliação, deve-se apelar para a Igreja significa que tal unidade entre os discípulos é tão vital, que todos devem se empenhar para buscá-la em todas as situações. Esta norma de conduta não é mera escolha subjetiva, mas é eclesial e sancionada pela autoridade divina, como se evidencia pela garantia do atendimento da oração dos dois discípulos que estão de acordo sobre alguma coisa, aqui na Terra (cf. v.19). Com efeito, o que se ressalta aqui não é, obviamente, o valor da oração comunitária, mas sim da concórdia restabelecida, que o texto original chama de “sinfonia”. Esta dá eficácia à oração.Leia MaisQuem é Jesus? Assunção de Maria, aquela que foi elevada ao céuJesus diz: "Coragem! Sou Eu!"

A sublimidade da união dos discípulos é manifestada também na última frase que soa como uma promessa: “Onde dois ou três estiverem reunidos no meu nome eu estarei no meio deles” (v.20). Os cristãos reunidos no nome de Jesus formam a comunidade escatológica na qual o Senhor está presente, conforme predisseram os profetas. Tal reunião é constituída pela própria relação com Jesus, o Filho de Deus e Senhor, que é a razão profunda de eles estarem juntos e assim quererem permanecer, superando divisões e discórdias que derivam do pecado.

Uma comunidade que busca, a todo custo, viver reconciliada entre si e unir-se ao Senhor, mediante a oração, é o lugar perfeito para a presença de Deus, que se revelou como Salvador em Jesus Cristo.

Escrito por
Frei Aloísio, Ministro Provincial
Frei Aloísio Oliveira

É Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis dos Frades Menores Conventuais e especialista em Sagrada Escritura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Aloísio de Oliveira, em Lendo o Evangelho

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.