Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, nos reunimos para meditar e rezar o mistério da oração e da agonia de Jesus antes de iniciar seu caminho doloroso do Calvário. Queremos seguir Seus passos, sentir o que Seu coração sentia e perceber que a cada instante deste caminho de dor, aí estava Maria, a Virgem das dores, que também hoje nos acompanha na dura estrada da vida, ajudando-nos a descobrir o caminho redentor do seu Filho. Depositemos com confiança, amor e fé, tudo quanto temos no nosso coração: peçamos de forma especial por todos nossos irmãos e irmãs que sofrem o peso da cruz, para que encontrem no amor de Deus a força para enfrentar o sofrimento e a dor.
Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
L2. Proclamação do Evangelho segundo Marcos 14,32-37.
L3. Jesus se revela como verdadeiro Deus e verdadeiro homem; sofre, padece e se entrega como homem, sabendo que será condenado à morte. Seus amigos, os discípulos, ficam dormindo, “pegam no sono”, como muitas vezes nós também adormecemos diante de tantas propostas que o mundo nos faz e nos afastam das propostas do Evangelho e do Reino de Deus.
L4. Maria acompanha a agonia de Jesus, sente no seu coração de mãe tudo aquilo que seu Filho passa. Mas, como nos lembra o Concílio Vaticano II, Maria “manteve fielmente sua união com o Filho até a cruz, onde esteve não sem desígnio divino. Veementemente sofreu junto com seu Unigênito. E com ânimo materno se associou ao Seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima por ela mesma gerada” (Constituição Dogmática Lumen Gentium 58). Isto mostra que o sim de Maria foi se construindo e consolidando a cada passo da sua vida, a cada instante do seu caminho de fé.
L1. Sabemos pelo Evangelho que Maria foi navegando por entre luzes e sombras, compreendendo às vezes claramente, outras vezes nem tanto, meditando as palavras antigas, aderindo à vontade do Pai, deslumbrando de forma lenta mas crescente o mistério salvífico de Jesus. Segundo os Evangelhos, esse foi o caminho de Maria.
T. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.
L3. “Senhora da cruz e da esperança, Senhora da sexta-feira e do domingo, da noite e da manhã, Senhora de todas as partes, porque és Senhora do ‘trânsito’ ou da ‘páscoa’. Escuta-nos, hoje queremos dizer-te muito obrigado, pelo teu sim, por tua completa disponibilidade, por tua pobreza e silêncio. Pelo gozo de tuas sete espadas. Pela dor de todas as partidas, que foram dando a paz a tantas almas. Por teres ficado conosco apesar do tempo e das distâncias” (Cardeal Pironio).
L4. Maria das Dores!
T. Rogai por nós.
Mistérios Dolorosos - Jesus morre na Cruz
Reze e contemple com a devoção mariana
Jesus vence a Morte
No Evangelho deste Domingo de Ramos (Mc 15,1-39), Frei Aloísio Oliveira reflete sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Acesse e medite a Palavra de Deus com a gente!
Quinta-feira Santa: Ceia do Senhor
A celebração da missa ou da Eucaristia é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia. Confira o que o Padre Antônio Bogaz, Padre Rodinei Thomazella e Professor João Hansen têm a dizer sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.