A figura feminina tem um papel fundamental na história do cristianismo, pois foi a partir do sim da jovem Maria ao anjo, que o projeto de Deus de enviar seu Filho, começou a tornar realidade entre nós.
Neste dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer juntos o importante papel que diversas mulheres, tementes a Deus, tiveram ao longo da Bíblia e como fizeram a diferença no seu tempo.
Abigail
Abigail era esposa de Nabal, cuja a ignorância quase levou a família a destruição ao insultar Davi. Ela pacificou a situação culpando a si mesma pela situação. Davi a perdoou e a sua casa foi preservada. Após ficar viúva, ela tornou-se mulher de Davi tendo um filho, chamado Quileabe.
Ela é descrita como “sensata e de belo parecer”; pois sozinha conseguiu fazer com que Davi não fosse cruel com os que perderam a guerra.
Débora
Débora era profetisa e juíza, além de que possivelmente deu origem a história mais antiga da bíblia. Foi ela quem organizou a resistência israelita, convencendo Barac a liderar o exército. Juntos, os dois deram a vitória ao povo de Israel. Débora foi exemplo de coragem, por se sacrificar e obedecer a Deus.
Ester
Ester era judia e foi escolhida pelo rei persa, Assuero, para ser sua rainha. Felizmente, usou a influência que ganhou para o bem, quando soube da ordem para que os judeus fossem mortos, revelou a notícia ao seu marido, que autorizou que os judeus pudessem se defender. Com essa atitude, Ester foi exemplo de coragem e humildade.
Eva
Eva foi a primeira mulher que existiu e a primeira a ser mencionada na Bíblia. Igual a Adão, ela desobedece a uma ordem de Deus depois de ser enganada por Satanás. Ela é um exemplo que nos alerta como é perigoso pensar em coisas erradas, pois Deus havia dado uma ordem e mesmo assim ela desenvolveu um desejo muito forte de ter algo que não era dela.
Jael
Jael foi uma heroína. Esposa de Héber, um não israelita, demonstrou coragem e atraiu Sísera (chefe do exército cananeu que fugia dos israelitas) para o acampamento onde vivia. Enquanto o chefe dormia, ela o matou. A atitude de Jael, demonstra a capacidade de que tudo poderá acontecer se estivermos dispostos a seguir o caminho de Deus.
Maria Madalena
Maria Madalena era uma seguidora fiel de Jesus e viajava com Ele e os discípulos, usando os próprios recursos para cuidas das necessidades deles.
Ela seguiu o ministério de Cristo até o fim e foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois de ser ressuscitado.
Maria
Irmã de Marta e Lázaro, Maria era muito amiga de Jesus. Ela demonstrou, em várias ocasiões, que respeitava e valorizava Jesus como o Filho de Deus.
Foi ela que disse a Jesus que se Ele poderia ter impedido a morte de seu irmão, Lázaro e estava presente quando Jesus o ressuscitou.
Maria foi forte em sua fé e colocava a adoração a Deus em primeiro lugar na vida.
Marta
Marta, que era irmã de Maria e Lázaro, morava em Betânia, perto de Jerusalém. Também era muito amiga de Jesus e estava presente no momento em que Ele devolveu a vida a Lázaro. A conversa que Marta teve com Jesus mostra que ela confiava na promessa bíblica da ressurreição.
Além de muito hospitaleira, Marta aceitava conselhos com humildade e falava abertamente sobre os seus sentimentos e sua fé.
Raab
Raab foi uma prostituta que escondeu em sua casa dois espiões israelitas guiados por Deus, em troca que salvassem sua família da guerra. Mais tarde, casou-se com um israelita e se tornou antepassada de Davi e Jesus. Com sua história, Raab demonstrou coragem e confiança em Deus e sua esperança nos imperfeitos.
Rute
Rute era esposa de um dos dois filhos de Noemi (mulher a quem era leal). Depois de ficarem viúvas na mesma época, Noemi decidiu voltar a Israel e Rute quis acompanhá-la, pois queria viver ao lado dela louvando a Deus. Tempo depois, Rute se casou com um homem rico, se tornando antepassada de Davi e Jesus Cristo. Rute foi exemplo de lealdade e de zelo, mas além de tudo, foi coragem de seguir o caminho do amor de Deus.
Verônica
Verônica foi a mulher que, em um ato de misericórdia, enxugou o rosto ensanguentado e suado de Jesus no caminho do Monte do Calvário. No véu ficou impressa o divino rosto do Filho de Deus.
Ela foi uma mulher piedosa que morava em Jerusalém e que, após a Paixão do Senhor, se dirigiu a Roma levando consigo aquele véu tão especial. Seu gesto de compaixão no Calvário é recordado na sexta estação da Via Sacra.
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Retiro para novos consagrados
Consagrar-se a Nossa Senhora no método de São Maximiliano Kolbe é pertencer a ela sob todos os aspectos, ilimitadamente, permitir que ela tome conta de nós e nos proteja sempre e nos capacite para a missão de verdadeiros cristãos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.