Irmão Eder Vasconcelos
Autor do livro “Pedagogia da Ternura”, publicado por Editora Paulinas
Viver a existência com ternura não é um dado adquirido, mas uma escolha existencial de cada dia. Ninguém nasce com o dom inato da ternura. É uma conquista que vamos adquirindo ao longo da existência, sempre com a ajuda dos outros.
A pedagogia da ternura quer nos conduzir para uma estética espiritual do amor e da beleza para os dias atuais. Um grande desafio que requer empenho, ousadia, criatividade, sonho etc. O que caracteriza nossa humanidade, nosso ser gente é a relação afetuosa e terna. Por isso, é urgente uma educação que leve em conta a perspectiva do afeto e da ternura.
A expressão por excelência da ternura é o carinho, em que se acentua a proximidade física e o respeito ao outro. O carinho é uma das melhores formas de comunicação não verbal. O Papa Francisco chama a ternura de “ciência da carícia” e resume seu pensamento assim: “A ‘ciência da carícia’ manifesta dois pilares do amor: a proximidade e a ternura”.
Ternura é estar próximo para tocar com respeito, abraçar com afeto e consolar com compaixão. No calor de um abraço amigo é revelada a mesma ternura com que Jesus acolhia as pessoas que dele se aproximavam.
A linguagem afável e carinhosa demonstra a capacidade de o adulto não deixar morrer a criança divina que o habita no seu núcleo mais íntimo, no self, isto é, no eu interior. A ternura enche nossos olhos de amor, admiração e espanto para contemplar a beleza da vida presente em cada pessoa, na criação e nas mais ínfimas criaturas saídas das mãos do divino Criador. É mister para a pedagogia da ternura recuperar, resgatar a imagem esquecida do Deus bom, cheio de ternura, carinho e afeto.
Fonte: O Mílite
Começa hoje a Novena da Medalha Milagrosa
A novena é uma oração especial para que possamos nos expressar e nos comunicar com Deus através de uma intercessão especial. Venha rezar com a MI!
A santidade de Mônica e Agostinho
Nos dias 27 e 28 de agosto celebramos a memória de Santa Mônica e Santo Agostinho. Ambos eram mãe e filho, Santa Marta foi capaz de transformar a vida vazia do filho no caminho da fé cristã; tanto que Santo Agostinho mais tarde ficou conhecido como o Doutor da Igreja. Venha conhecer essa linda história de mãe e filho!
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.