O que quer dizer Páscoa?
Páscoa quer dizer passagem. Recorda que os hebreus passaram da escravidão do Egito para a liberdade. Recorda também a passagem de Jesus da morte para a vida na ressurreição, passagem pelas águas do Batismo que nos faz filhos e filhas de Deus. Logo, Páscoa é passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, da mentira para a verdade, do egoísmo para o amor, da indiferença para a solidariedade, do consumismo para a sobriedade, da ganância para a partilha, da competição para a cooperação, da violência para a paz, enfim, de uma vida de pecado para uma vida vivida na graça de Deus.
Primeiramente existiu uma páscoa natural. No hemisfério norte, depois do inverno rigoroso, vinha o tempo da primavera, mas realmente é como se começasse uma vida nova, onde tudo brota e floresce.Leia MaisFrei Sebastião tem uma mensagem de Páscoa para vocêOs mistérios envoltos da Ressurreição de CristoTempo pascal: primavera da nossa vida Os mistérios do Santo Sudário de Cristo
Quando os judeus foram para o Egito como escravos, eles conseguiram a libertação justamente nessa época. Moisés conhecia o clima e a região, e sabia que era a melhor época para poder passar pelo chamado Mar Vermelho.
Jesus, por sua vez, teve a Sua Páscoa em coincidência com a celebração judaica. Jesus morreu justo às 15h, segundo os Evangelhos, na mesma hora em que sacrificavam o cordeiro que deveria ser assado e comido à noite. Lembrando que, para o judeu, o dia da Páscoa começa ao entardecer, então, naquela sexta-feira à noite já começavam a Páscoa, por isso Jesus foi sepultado imediatamente.
Durante o Tempo Pascal o Círio Pascal permanece aceso, pois Jesus é a luz do mundo, que ilumina a nossa vida e dissipa as trevas da morte e faz resplandecer em nós a luz de Deus. O Círio Pascal é essa grande coluna luminosa que nos guia para a libertação. Ele é aceso pela primeira vez na cerimônia da Vigília Pascal, e fica presente em todas as Missas e cerimônias do Tempo Pascal até o domingo de Pentecostes. Após o período pascal, continua a ser aceso em batizados, ordenações e funerais, recordando que a luz de Cristo sempre nos guia.
Existe uma relação cristã entre a Páscoa e o coelho?
Páscoa é vida e vida em abundância. Sabemos que o coelho é um animalzinho muito fértil. Daí o fato do coelho ter sido associado à Páscoa. Já os ovos eram originalmente símbolo do túmulo vazio, uma vez que o ovo esconde uma vida nova, o novo ser. O túmulo vazio é um sinal da Ressurreição de Jesus. A sociedade de consumo se aproveitou disso e transformou o coelhinho de páscoa e os ovos em símbolos para vender mais na páscoa, tornando-se mais importante do que a Ressurreição de Jesus.
Jesus vence a Morte
No Evangelho deste Domingo de Ramos (Mc 15,1-39), Frei Aloísio Oliveira reflete sobre a vitória de Jesus sobre a morte. Acesse e medite a Palavra de Deus com a gente!
Quinta-feira Santa: Ceia do Senhor
A celebração da missa ou da Eucaristia é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia. Confira o que o Padre Antônio Bogaz, Padre Rodinei Thomazella e Professor João Hansen têm a dizer sobre o assunto.
Domingo da Divina Misericórdia
Neste domingo, Dia do Senhor, celebramos também a Festa da Divina Misericórdia. O Papa São João Paulo II, instituiu, no ano 2000, essa Festa para toda a Igreja, decretando que a partir de então o Segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domingo da Divina Misericórdia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.