Formação

Setembro é o mês de celebrar a Palavra de Deus

Entenda o porquê do mês de setembro ser o mês da Bíblia

Vladimir Ribeiro

Escrito por Vladimir Ribeiro

16 SET 2022 - 09H57 (Atualizada em 16 SET 2022 - 12H38)

Milícia da Imaculada

Em setembro celebramos o Mês da Bíblia, momento de estudar e se aprofundar na Palavra de Deus. Para este ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o estudo do livro de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).

Setembro foi escolhido para celebrar a Bíblia por ser o mês de aniversário de São Jerônimo, no dia 30. Ele foi um grande estudioso das Sagradas Escrituras e a pedido do Papa Dâmaso, em 382, traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, missão a qual ele dedicou o restante de sua vida.

“O Mês da Bíblia é um movimento que começou por iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, mas logo foi se espalhando por toda a Igreja do Brasil. No entanto, o dia da Bíblia, 30 de setembro existe desde 1947”, explica a professora do Instituto Teológico de Estudos Superiores São Paulo (ITESP), Maria Antônia Marques.

Segundo ela, Josué é apresentado como um modelo de fidelidade à Lei e por isso conquistou a terra. “A primeira parte, capítulos 2-12, preparação e a realização da conquista da terra. A segunda parte, capítulos 13-22, trata da divisão da terra entre as tribos. O livro traz a mensagem de que se é necessário ser fiel à Lei e Javé lhe dará a terra”, destaca.

A teóloga destaca que este livro precisa ser bem contextualizado, pois uma leitura ao pé da letra justificaria a violência das guerras em nome de Javé. “Da mesma forma que precisamos ler o livro de Josué de maneira crítica, contextualizando-o sem seu contexto, não podemos permanecer na superfície da história do Brasil, celebrando apenas a visão oficial. É necessário buscar, nas entrelinhas de nossa história, os rastros de tantas pessoas escravizadas e marginalizadas ontem e hoje”, afirma.

Conheça um pouco a história de São Jerônimo

Jerônimo nasceu em Estridão, na Dalmácia (atual território da Croácia), por volta de 340. Ainda jovem, deslocou-se para Roma, onde iniciou os estudos de grego e latim.Leia MaisMês da Bíblia de 2022 se aprofunda no Livro de JosuéA Origem e as Traduções da BíbliaLer a Bíblia com olhos da féCNBB propõe Bíblia como ponto de partida para ações da IgrejaAs mulheres da Bíblia

Naquela época, havia muitas traduções da Bíblia que os leitores ficavam confusos. Por conta disso, o Papa Dâmaso (366-384) escolheu Jerônimo como secretário particular e pediu a ele que fizesse uma revisão dessas traduções.

O Papa desejava uma tradução da Bíblia mais fiel aos textos originais, que fosse traduzida e apresentada em latim mais correto para que houvesse um texto único e uniforme na liturgia. Este trabalho de tradução durou praticamente toda vida de Jerônimo.

Ele revisou o texto grego do Novo Testamento e traduziu o hebraico do Antigo Testamento, oferecendo à Igreja um texto latino que foi chamado de Vulgata latina. Este texto tornou-se oficial com o Concílio de Trento e permaneceu com grande autoridade até a realização do Concílio Vaticano II.

Por tudo que realizou no combate às heresias, na defesa da fé e na propagação da verdade cristã, São Jerônimo figura entre os maiores Doutores da Igreja.

Escrito por:
Vladimir Ribeiro
Vladimir Ribeiro

Vladimir Ribeiro é graduado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduado em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua há 17 anos na área de comunicação e atualmente é jornalista na Rádio Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.