04 de Julho de 2020

13ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Am 9,11-15

Leitura da Profecia de Amós.

Assim diz o Senhor: 11“Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.

13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 84

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Mt 9,14-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgo fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?

Meus irmãos e minhas irmãs,

Na época de Jesus, o jejum era imposto pelos fariseus como prática obrigatória para todo o povo, e não só para comemorar a Festa do Perdão dos Pecados (Lv 16,29). Como sabemos, os fariseus jejuavam duas vezes por semana (Lc 18,12), já sobre os discípulos de João não temos nenhuma informação; seja como for, a resposta de Jesus, ao ser questionado sobre a prática de Seus discípulos de não jejuarem, explica que o jejum só faz sentido na presença ou ausência do Messias.

A imagem da festa do casamento é comumente usada no Antigo Testamento (Is 61,10.62,5) para simbolizar os tempos messiânicos e, ainda que a metáfora do Messias como esposo não se encontra nos textos veterotestamentário, a ideia mais importante é de que as práticas penitenciais e devocionais para apressar a vinda do Salvador são obsoletas, uma vez que Cristo, o Messias, já está entre eles. Desta forma, o jejum recebe no Novo Testamento um sentido cristológico, pois Jesus diz que o noivo será tirado de seus amigos, fazendo referência à Sua morte. Quando isso acontecer, aí sim será o tempo de jejuar.

O ensinamento do Evangelho de hoje elucida que devemos estar sempre atentos às novidades do Evangelho para aceitar e viver a doutrina de Jesus Cristo. É preciso abandonar nossa maneira de pensar e agir e, sobretudo, abandonar as práticas antiquadas que não fazem sentido.

Jesus está sempre nos mostrando o novo, nos impulsionando para frente, para longe. Não adianta ficarmos tentando combinar as propostas de Jesus com a nossa intolerância e falta de coragem. Jesus não é nem permite remendo. Facilmente achamos que nossas práticas religiosas, nossas devoções e nossos costumes são os únicos válidos. Ah que engano! Jesus ensina que tudo pode variar conforme as circunstâncias e as pessoas.

É possível viver fielmente Seu Evangelho e ao mesmo tempo ter uma liberdade muito grande na escolha de nossas devoções, práticas e costumes. O Evangelho é fonte de vida e salvação. Vivendo a Palavra de Deus hoje, assumamos o compromisso de ter a certeza de que Deus se ocupa de nós por causa do Seu amor por nós.

Frase do dia: “Onde está a Igreja está o Espírito Santo, e onde está o Espírito Santo, aí estão a Igreja e o tesouro de todas as graças.” Santo Irineu

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 04 de Julho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Pela minha situação financeira que eu...

    Pedro

  • “Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilh...

    Revoltada

  • Marta, Marta, Marta Marta, Marta e...

    amiga

  • Marta, Marta, Marta Marta, Marta e...

    Amiga

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.