08 de Junho de 2020

10ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

1Rs 17,1-6

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: “Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!”

2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3“Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te deem alimento”. 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 120

— Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

— Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

— Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

— Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! não! ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!

— O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.

— O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!

Mt 5,1-12

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

O sermão da montanha

Queridos irmãos e irmãs,

O Evangelho de hoje é conhecido como “O sermão da montanha” e fala sobre as bem-aventuranças de Deus. O ensinamento de Jesus na montanha não era somente para os discípulos, mas também para a multidão. As bem-aventuranças visão incutir em todos as virtudes que provêm da fé. A primeira bem aventurança aventurança – Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. –, é o fundamento de todas as demais. O espírito que há no ser humano foi recebido por Deus quando Ele insuflou nas narinas de Adão, chamando-o assim a existência. No livro do Gênesis (2,7), a pobreza de espírito deve ser compreendida em relação a Deus. A vida é recebida de Deus e, diante Dele, o ser humano fica desnudo, sem nada. Concretamente, viver essa realidade é assumi-la com o coração puro. A partir disso, pode-se compreender que as bem-aventuranças são um apelo aos discípulos a viver confiando em Deus, pois tudo passa e é efêmero, menos o nosso Senhor que continua existindo por toda a nossa vida em nosso coração. Somos muito felizes porque Jesus veio satisfazer todos os nossos desejos e felicidades; acabar com nossa pobreza e aflição; transformar em força nossa fraqueza; saciar nossa sede e fome de justiça e bondade. Podemos contar com Sua misericórdia e esperar que um dia veremos o Pai. Mesmo perseguidos, sofrendo, podemos ser felizes. As bem-aventuranças que Jesus anunciou aos apóstolos serve também para nós que queremos colocar nossa vida em Deus e viver na fé os ensinamentos de Cristo. O caminho traçado por Ele também é o nosso. Hoje, como ato concreto, procure fazer o bem ajudando alguém no seu trabalho.

Frase do dia: “O amor supera a justiça. Justiça é dar ao outro o que é dele, amor é dar ao outro o que é meu” Papa Bento XVI

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 08 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Ofereço essa vela a Marta encantadora...

    Injustiçada

  • Peço pela intenção de Maria Francisca...

    Cinthia

  • Ofereço essa vela com toda humildade ...

    Indignada

  • Meu Deus e Senhor, peço saúde e prote...

    Ricardo

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.