12 de Maio de 2020

5ª Semana da Quaresma

Cor litúrgica: Branco | Ano A

At 14,19-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.

21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.

24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 144

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

Jo 14,27-31a

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão: “Paz” na Bíblia é saudação, desejo de todos os bens e bênçãos. Jesus fez questão de dizer que não estava apenas usando uma fórmula de saudação: estava oferecendo, de fato, a paz, o conjunto de todas as bênçãos de Deus, a felicidade plena. Por isso mesmo é que pôde acrescentar: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”. Tendo essa “paz”, nada precisaremos temer.

Fonte: Editora Santuário

Não perturbe o vosso coração

Meus queridos irmãos e irmãs, entre os hebreus e também entre outros povos, era comum dizer “shalom”, que significa “a paz esteja com vocês”, como saudação de chegada ou partida. Essa era uma manifestação de desejo de felicidade, bem-aventurança e de uma vida próspera a quem ouvisse. Jesus fez questão de explicar que não só desejava a paz, como outros também podiam fazer, mas que Ele era a paz e dava a paz. Toda a felicidade, satisfação, anseio vêm de Deus e, por isso, nada deve nos roubar a tranquilidade. Mesmo em meio a essa pandemia que estamos vivendo, não podemos perder a paz. Jesus nos oferece a profundidade que está ligada a Ele e ao Seu ministério redentor. Esse mistério é a vida que Ele propõe para cada um de nós. A lógica de Cristo não é a do mundo, essa é comercial enquanto a Dele é a lógica do amor. Desta maneira, é só de Jesus que obtemos a paz, a fé, o amor e a tranquilidade que se tornaram realidade na Cruz que culminou em Sua ressurreição. A paz é viver Nele e ser ressuscitado com Ele. Assim, somos chamados para viver o mistério de Cristo e sermos sinais de paz do mundo. Esse compromisso é exigente, mas não é impossível para quem tem fé.

Frase do dia: “Uma das maiores enfermidades é não ser ninguém para ninguém” Santa Madre Teresa de Calcutá

Ave Maria…

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 12 de Maio de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • QUERIDO SÃO MIGUEL PROTEJEI A VIDA E ...

    CARLA

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO TE AMO PROTEJEI...

    CARLA

  • QUERIDOS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO GRATI...

    CARLA

  • QUERIDA RAINHA IEMANJA GRATIDÃO ETERN...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.