28ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: Verde | Ano A
Ef 1,11-14
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo 32
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.
Lc 12,1-7
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Fonte: Editora Santuário
Meus irmãos e minhas irmãs,
Aquele que é discípulo de Cristo deve fugir de tudo que é hipocrisia, falsidade, daquilo que é dissimulado, ou seja, falar, agir ou fazer uma coisa que não condizem.
Devemos viver a sinceridade, a transparência. Claro, todos nós temos falhas, mas precisamos reconhecê-las e corrigi-las; pois, só assim poderemos viver como Jesus ensinou: em fraternidade e harmonia.
São Geraldo Magela, santo que a Igreja celebra hoje, foi um missionário redentorista, leigo, consagrado pelos mórmons da Congregação Redentorista, que viveu como Santo Afonso Maria de Ligório. Era uma pessoa humilde, simples, muito dado à caridade e estava sempre ao lado dos pobres.
Este santo era muito próximo a Deus. Uma vez escreveu na sua porta: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quiser. Até quando quiser. O caminho da caridade da simplicidade não santifica e não salvam”, dizia São Geraldo.
Ave Maria...
Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.
Liturgia: 16 de Outubro de 2020
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: