Imaculado Coração da Virgem Maria
Cor litúrgica: Branco | Ano A
Is 61,9-11
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
1Sm 2,1.4-8
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.
— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
— O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.
Lc 2,41-51
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Fonte: Editora Santuário
Ter um só coração com Jesus e Maria
Meus irmãos e minhas irmãs,
Como explicado no Evangelho, era tradição dos pais de Jesus irem ao Templo de Jerusalém para a Festa da Páscoa. Essa passagem é exatamente o relato da transição entre o final da infância e o começo da vida pública de Jesus, a partir do batismo Dele, realizado por João Batista. Os doze anos marcam a maturidade religiosa e social, em que um menino judeu assume muitas obrigações. Todo esse relato está centrado nas primeiras palavras de Jesus; elas confirmam o que o Anjo Gabriel veio anunciar à Maria: “Ele será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).
Naquela situação, Maria e José não compreenderam o que o menino queria dizer com “Por que me procurais? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lc 2,49). Para que isso fosse possível, eles precisariam percorrer um longo caminho com Jesus, passando pela vida pública Dele. Depois, somente Maria, pela Paixão e Morte, e, por fim, a Ressurreição de Jesus. Maria e José eram pessoas privilegiadas por Deus, eles eram agraciados, mas, mesmo assim, somente aos poucos eles poderiam compreender os projetos do Senhor e entender que Aquele do qual eles haviam cuidado da existência histórica era o Filho de Deus.
Como Maria e José, nós ainda não entendemos tudo que Deus realiza em nossa vida. Contudo, é necessário confiar e deixar que Ele, devagar, nos modele segundo Seu próprio ritmo. O que é de Deus precisa ser tratado no coração, pois ultrapassa o que a razão pode alcançar. Só, no coração, brota o Mistério de Deus e só, no coração, podemos compreendê-lo. Assim foi com Nossa Senhora, assim também foi com Jesus.
Hoje é o dia dedicado ao Imaculado Coração de Maria. Ao nos aproximar da Mãe do Filho de Deus, Maria, nos encontramos. Reverenciar Maria é dever do cristão, pois Ela é imagem de Deus, é a Imaculada, a escolhida do Pai para nos trazer Jesus, o Salvador. É inconfundível seu amor por Deus e por nós também. Ela é a Mãe que está sempre presente a nos amparar com seu amor. Assim, como a Igreja, vamos voltar o nosso olhar Àquela que amou a humanidade e cumpriu a Vontade Divina.
Frase do dia: “Amemos a Jesus com o Coração de Maria e a Maria com o Coração de Jesus. E não tenhamos senão um só coração e um só amor com Jesus e com Maria” São João Eudes
Ave Maria...
Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.
Liturgia: 20 de Junho de 2020
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: