21 de Junho de 2020

12º Domingo do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Jr 20,10-13

Leitura do Livro do profeta Jeremias:

Jeremias disse: 10“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo’. Todos os amigos observavam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele’. 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga!

12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa.

13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 68

— Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

— Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador.

— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor!

— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor, com o mar e todo ser que neles vive!

Rm 5,12-15

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.

13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Mt 10,26-33

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Dar testemunho de Cristo na terra para ser lembrado no céu

Meus irmãos e minhas irmãs,

Antes de enviar Seus apóstolos para anunciar a chegada do Reino de Deus, Jesus disse como eles deviam proceder. Jesus falou sobre as contradições, os perigos e as perseguições que eles enfrentariam. Disse ainda: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido.” (Mt 10,26).

Também nós devemos anunciar o Evangelho corajosamente, por maiores que sejam as contradições e as dificuldades que encontrarmos. A verdade e a bondade hão de prevalecer. Nós não somos simples propagadores de ideias, mas enviados de Cristo para sermos, com Seu poder, fatores de transformação e salvação. Contudo, toda ação profética provoca confronto entre aquilo que é proposto por Deus e a prática dos homens em sociedade. Nesse sentido, todo anúncio contém uma denúncia, visto que proporciona novidade e desestabiliza alguns processos já preestabelecidos.

A liturgia de hoje nos coloca lado a lado com a profecia de Jeremias e o discipulado cristão, que injetam sangue novo na sociedade. Aqueles que insistem em manter o velho, rejeitando o novo, prendem, perseguem e torturam aqueles que estão comprometidos com a verdade. Jesus esclarece aos Seus apóstolos sobre as consequências de segui-Lo, e não camufla o sofrimento e a perseguição que irão enfrentar. Todavia, Ele reafirma que se a morte, no nível do poder, parece mais forte, a força de Deus é maior e exige justiça para com os pequenos. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!” (Mt 10,28). Hoje, assumamos o compromisso de não levantar a voz para ninguém, mesmo que tenhamos a razão.

Frase do dia: “Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos.” Romanos 5,15.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 21 de Junho de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço oração pela minha saúde e proteç...

    Fernanda Viana dos Anjos

  • Para reacender e aumentar a sua fé em...

    Cíntia Aparecida do Carmo Ferreira

  • Pela minha situação financeira miseri...

    Pedro

  • Pela união fraterna entre os filhos d...

    Windston Sandro Ferreira

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.