7ª Semana da Páscoa
Cor litúrgica: Branco | Ano A
At 19,1-8
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo 67
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!
— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
Jo 16,29-33
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão: “Mundo” é o conjunto de ideias, estruturas e pessoas que se opõem a Jesus e a seus seguidores. Neste mundo não podemos encontrar a paz, que é a felicidade que Deus nos oferece. Pelo contrário, encontraremos muitas dificuldades. Nem por isso devemos temer: Jesus, o Filho de Deus, está conosco e venceu o mundo. Unidos a Ele seremos infalivelmente vencedores apesar de tudo. Eis a força de sua Palavra e de sua presença: “Tende coragem! Eu venci o mundo!”
Fonte: Editora Santuário
Eu venci o mundo
Meus irmãos e minhas irmãs,
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que Ele venceu o mundo e nós também vamos vencer. Há um tom de profunda tristeza nessas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, muito mais porque Ele não pensava apenas nos discípulos e nos apóstolos que escolheu, mas, ali, em Seu coração, estavam todos nós que, através dos tempos, o abandonamos tão medrosamente com tantos pretextos. Respondendo aos discípulos, Jesus disse “credes agora” e, então, Ele lhes dá o Seu amor. O mais incrível é que, apesar de tudo isso, Nele podemos encontrar a paz, tendo apenas que voltar-nos o quanto antes para Ele e Seu amor.
Jesus subiu ao céu e cumpriu o que prometeu: a vinda do Espírito Santo, continuidade do Seu amor e presença vivificante entre nós que não nos abandona. Depois que acolheram o Espírito e os ensinamentos de Cristo, os discípulos saíram para proclamar a fé e o amor no mundo todo.
O Senhor nos acolhe mesmo com nossas fragilidades e nossos medos. Ele nos faz olhar diferente para vida. Ele se põe ao nosso lado, mas quer que façamos a nossa parte. “Tenha coragem porque eu venci o mundo”. É preciso ter coragem para crer nesse Senhor que nos faz perseverar. Procurem vencer hoje os seus medos para que se tornem livres.
Frase do dia: “Há momentos em que nos sentimos abandonados porque nos esquecemos da onipotência de Deus. Ele tudo vê. Então é preciso acreditar e ter a certeza que nada é impossível aos olhos Dele.” (Santa Dulce dos Pobres)
Ave Maria...
Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.
Liturgia: 25 de Maio de 2020
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: