27 de Outubro de 2020

30ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Ef 5,21-33

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 21vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 127

— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Lc 13,18-21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Jesus é muito inteligente, Ele sabe dar as respostas e fazer bem a todos. Para ensinar as pessoas, usa maneiras diferentes para que as pessoas possam compreender os mistérios do Reino de Deus, revelado por meio Dele.

É isso que as parábolas querem nos ensinar. O Evangelho de hoje é marcado por duas pequenas parábolas que falam sobre a contribuição das pessoas no crescimento do Reino.

Nós somos chamados por Deus para contribuir nesse crescimento. Na parábola do grão de mostarda, alguém pegou e semeou no seu jardim. Na outra, o fermento é colocado em três medidas de farinha.

Deus precisa de nós, conta com o ser humano para fazer crescer Seu Reino. No entanto, germinar e fazer crescer uma pequena semente, pode parecer absurdo, assim como o crescimento da massa depois do fermento. Essas coisas não dependem do empenho do homem, mas sim de Deus quem faz tudo crescer.

Na dinâmica do Reino, em relação ao crescimento, é preciso paciência, empenho e confiança na ação de Deus. É o tempo Dele. Não adianta queremos adiantar as coisas, não funcionará!

Desta forma, o Reino de Deus está além de nossas possiblidades, mas Ele conta conosco, apesar de nossas fraquezas. A igreja é sinal do sacramento do Reino. Por isso somos chamados a lutar ao lado Dele todos os dias de nossas vidas.

Frase do dia: “O amor é a semente eterna de todas as coisas” - São Paulo VI.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 27 de Outubro de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Peço, uma oportunidade de trabalho pa...

    Liliane

  • Pelas vocações religiosas. Por todos ...

    Frei Arildo junior

  • QUERIDO SÃO MIGUEL ARCANJO PROTEJEI M...

    CARLA

  • QUERIDO SÃO FRANCISCO GRATIDÃO ETERNA...

    CARLA

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.