30 de Outubro de 2020

30ª Semana do Tempo Comum

Cor litúrgica: Verde | Ano A

Fl 1,1-11

Início da Carta de São Paulo aos Filipenses.

1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos: 2graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 7É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo 110

— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Lc 14,1-6

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fonte: Editora Santuário

Jesus é convidado para diferentes ocasiões e vai à casa de um fariseu para refeição. Ele não rejeita um convite feito com sinceridade. Não há lugar onde Ele não esteja ou não possa deixar de estar.

No Evangelho de Lucas há dois outros relatos de refeição na casa de um fariseu. Na Palavra de Deus de hoje, a refeição foi uma ocasião de controvérsia sobre o descanso sabático. Aquele problema sério de Jesus com esse grupo de fariseus

Durante a refeição, Jesus toma a iniciativa ante a doença um homem que estava diante dele. De colocar e por a questão os doutores da lei e os fariseus. A questão posta por Jesus visa o verdadeiro sentido do descanso sabático.

Eles tinham uma rigidez inflexível na prática dos mandamentos da Lei de Deus, por isso eles se tornam os interlocutores de Jesus prisioneiros da letra do texto, determinado a finalidade de uso da lei de Deus.

O sábado é um dom de Deus para celebrar a vida e dom da libertação da casa da escravidão e a memória desses eventos salvíficos, deveria recordar aquilo que Deus fez por eles.

No livro de Oséias 66: a alternativa apresentada na pergunta de Jesus, os fariseu e doutores da lei silenciam. O silêncio deles é a omissão, pois sabem perfeitamente a resposta. Eles existem em aderir a verdade

Jesus pergunta a ele: se algum de vós tem um filho e este cai em um poço, não tira logo dali? Mesmo em um dia de sábado? E eles nada foram capazes de responder

Jesus sabia que essa era a prática deles. Isso era o eles sabiam fazer. O valor maior é o homem e não o sábado.

Aqueles homens estavam fechados em suas posições legais e não estavam abertos para o amor. Estamos abertos para a acolhida de Cristo, ou estamos também fechados em nossas ideias com pouca prática de amor.

Frase do dia: "Tudo pode ser mudado. Existe uma nova escolha para qualquer opção errada pelos feitos" - São Francisco de Assis.

Ave Maria...

Recebam a bênção de Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Chico Silveira, do programa Recado de Vida, da Rádio Imaculada.

Liturgia: 30 de Outubro de 2020

Últimas Velas dos Mílites
Vejas as últimas velas que os Mílites acenderam em nosso portal online
  • Por Jéssica Aide Borges Bianchezi saú...

    Nair Alves Assunção

  • Por Jéssica Aide Borges Bianchezi saú...

    Nair Alves Assunção

  • Pelo Anjo de Guarda de André Luís Alm...

    Kátia Rosaria de Almeida

  • Peço a Deus e a Nossa Senhora que me ...

    Alana

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.