Por Professor João Hansen, Padre Rodinei Thomazalla e Padre Antônio Bogaz, da família de São Luís Orione
Quando Deus resolveu enviar Seu Filho para ensinar os homens a viverem no Seu Reino, escolheu Maria entre todas as mulheres, para abrigar em seu ventre Jesus Cristo. Para tanto, o Espírito Santo fez o maior milagre do mundo. Maria concebeu pela graça do Espírito Santo. A Trindade estava presente e se revelou. Maria acompanhou seu Filho durante toda a vida. Não foi apenas mãe, foi também sua discípula e incentivadora, solicitando inclusive que fizesse o primeiro milagre, que foi em Caná da Galileia (Jo 2,1-12).
No cenáculo (At 2,1-13), Maria e os Apóstolos esperavam algo que ainda não tinham compreendido. Na esperança, mantinham a contemplação e a elevação espiritual. Maria reúne e fortalece os discípulos de Jesus Cristo, para dar continuidade à missão que Ele ensinou. A contemplação leva nossos espíritos a Deus e a chegada do Espírito Santo inunda o ambiente de uma maneira única.Leia MaisMaria, a estrela do tempo natalinoMaria leva Jesus aos laresGlorificai o SenhorAto penitencial
O Espírito Santo, com Suas línguas incandescentes, traz a sabedoria para que os apóstolos e discípulos possam evangelizar o mundo. Começa o processo de evangelização, que é o caminho daqueles que Cristo ensinou e enviou para pregar a Boa-Nova. Os apóstolos e discípulos de Jesus vão levar Sua Palavra para todos os povos do mundo. Os judeus que não quiseram converter-se aos ensinamentos de Jesus permanecem no judaísmo. Muitos destes se converteram ao cristianismo, denominados cristãos judaizantes. Grandes grupos de pagãos aderiram ao Messias, Filho do Deus vivo. Assim, grande parte do mundo começa a ter uma nova espiritualidade e uma nova crença, fundamentadas na vinda de Cristo, Filho do verdadeiro Deus.
Maria é a Mãe de Deus, e nela contemplamos o mistério do Espírito Santo. Ela se torna a Mãe de Deus e a esposa mística do Espírito Santo. Por Ela, recebemos a graça divina para salvar a humanidade. Ela é ofertada por Deus para ser também Mãe de toda a humanidade (Jo 19,25-27). E no grande acontecimento de Pentecostes, floresce a Igreja de Cristo. A festa é imensa, e Maria é protagonista desta história, pois sua acolhida do Filho de Deus a transforma em Mãe da humanidade.
Baixe a edição completa da revista O Mílite de maio e conheça mais textos de espiritualidade cristã e mariana.
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Maria: ideal de São Maximiliano Kolbe
Entender a Imaculada como acesso a Santíssima Trindade. Foi esse pensamento que São Maximiliano Kolbe colocou no centro de sua espiritualidade e na MI. Entender que Nossa Senhora é o sim que todos devemos dar para o projeto de Deus em nossas vidas. Acesse e medite com a gente sobre essa meta de vida de Kolbe e a herança que ele deixou para a MI!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.