Marta, Maria e Lázaro moravam em Betânia nas proximidades de Jerusalém. Eles tinham uma relação de amizade com Jesus e, por isso, costumavam recebê-lo em casa. É o que atesta o evangelista João: “Jesus era amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro" (Jo 11,5). Sempre segundo o evangelista João, um dia Lázaro adoeceu gravemente e acabou falecendo. Isso deixou Marta e Maria profundamente entristecidas. Ao saber daquilo que havia acontecido, Jesus vai até Betânia e lá encontra as duas irmãs em prantos. Até o próprio Jesus chora. Indo até o lugar onde Lázaro estava sepultado já há quatro dias, manda que a pedra do túmulo seja removida. Pede a Deus e ordena que Lázaro venha para fora. E, milagrosamente, com espanto de todos, Lázaro sai do sepulcro. São desatadas as amarras dos pés e das mãos, e aquele que estava morto, revive. Trata-se de um episódio que mostra o poder divino de Jesus e quanto Ele amava o amigo Lázaro.
Outro fato, relacionado com Marta, Maria e Lázaro, está registrado pelo evangelista Lucas, no capítulo 10 de seu Evangelho. Certa vez, Jesus é hóspede na casa em Betânia e Maria aparece aos pés de Jesus, enquanto sua irmã Marta está acudindo aos afazeres de cozinha. Jesus elogia a atitude de Maria, bem como em outra ocasião quando ela unge com bálsamo os pés do mestre e amigo. Entretanto, Marta reclama com Jesus pela passividade de sua irmã. E Marta escuta as palavras sábias de Jesus, mostrando que ela se agita à toa, enquanto Maria escolheu a melhor parte.
São essas as referências que encontramos nos Evangelhos a respeito da família de Betânia. Inclusive, aos visitantes desse lugar bíblico, hoje em dia, é oferecida a possibilidade de visitar uma igreja ali construída e que tem o título de Santuário da Amizade. Eu mesmo, numa romaria feita à Terra Santa, tive a graça de celebrar uma missa com um grupo de peregrinos que estava acompanhando. O Papa Francisco, em 2 de fevereiro de 2021, instituiu a memória litúrgica dos Santos Marta, Maria e Lázaro, todos juntos, no dia 29 de julho. Assim, a cada ano, são lembrados nessa data. Como motivação, o documento papal nos recorda que “Marta ofereceu a Jesus a hospedagem, Maria ouviu atentamente suas palavras e Lázaro saiu de imediato do túmulo a convite daquele que aniquilou a morte”.
Na realidade, a data do dia 29 de julho só contemplava Santa Marta. Agora, com a iniciativa do Papa Francisco, celebramos a memória de toda a família. Sobre a vida deles, além dos relatos bíblicos, nada mais se sabe ao certo. Eles merecem, pela amizade que tiveram com Jesus, nossa devota homenagem. Santos Marta, Maria e Lázaro, rogai a Deus por nós!
Fonte: O Mílite nº 378
Mãe de Deus e o fundamento de sua grandeza
Dom Darley José Kummer, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre,explica a origem do dogma Maria, Mãe de Deus, o maior de todos os títulos, graças e privilégios de Nossa Senhora.
Mãe de Deus, Maria!
A Bíblia (cf. Nm 6, 22-27) nos fala de bênção. Nós queremos pedir a bênção de Deus sobre nós neste momento difícil pelo qual passamos com a pandemia da Covid-19. Fazer descer a bênção de Deus sobre nós é fazer descer a salvação, alegria, saúde e a paz. É tudo o que nós queremos. E Deus nos dá a sua bênção: Jesus Seu Filho! Ele nos veio por Maria Sua mãe. Ela é a “porta” pela qual Ele entrou na humanidade.
Santo Estêvão: lições simples para um coração cheio de Cristo
Santo Estêvão, o primeiro mártir, personifica uma história rica e inspiradora que continua a repercutir através dos séculos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.