É também conhecido como "O Eremita da Caridade", por sua opção de desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo. Consta que num só dia o venerado de Paula atendeu em seu Mosteiro a mais de trezentas pessoas necessitadas do espírito e do corpo, realizando curas prodigiosas.
Francisco de Paula fundou a Ordem dos Mínimos, uma fraternidade que exige do interessado em nela ingressar uma única condição: que se considere um "mínimo", pois Jesus dissera que se alguém quer ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos.
Venerado pelos pobres, pelos reis e pelos nobres de seu tempo, Francisco de Paula deu o exemplo numa época em que prosperavam os abusos eclesiásticos e quando se cultivavam os prazeres efêmeros e subalternos da vida. Por essa razão, foi considerado um missionário especial, por sua capacidade extraordinária de resgatar os mais puros e preciosos valores evangélicos, tal qual seu mais famoso inspirador, Francisco de Assis, que vivera dois séculos antes.
No Brasil São Francisco de Paula é Padroeiro de Pelotas e da Arquidiocese Metropolitana de Pelotas, tendo sua Catedral Metropolitana consagrada em sua Honra.
São Francisco de Paula, foi o motivo da construção da primeira capela na região de descoberta de ouro entre São Paulo e Minas Gerais, dando origem ao povoado chamado inicialmente São Francisco de Paula de Ouro Fino. É que São Francisco de Paula havia igualmente previsto para o reino português a descoberta de novas terras com enorme riquezas e aqueles navegadores, bandeirantes e descobridores homenageavam e agradeciam naquelas montanhas a precisão do acerto. A atual cidade de Ouro Fino guarda sua devoção, onde uma basílica ao santo milagreiro continua a antiga tradição da fé de seus povoadores. A bandeira da cidade, ao lado das bateias de ouro, leva o lema do santo padroeiro.
São Francisco de Paula também é padroeiro das cidades paulistas de Dobrada e Narandiba, além de uma cidade no Rio Grande do Sul e a cidade de Poço Fundo, no sul de Minas Gerais. A cidade mineira de Monte Santo de Minas tem como Padroeiro São Francisco de Paula e uma bela igreja matriz em sua homenagem, assim como da cidade de São Francisco de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro.
A espiritualidade dos Mínimos é marcada por três aspectos evangélicos: a humildade, a penitência e a caridade. O ideal evangélico da conversão resume a proposta espiritual da Ordem dos Mínimos.
Para quem quiser seguir de perto as atividades da Ordem dos Mínimos no Brasil pode segui-los através das redes sociais.
“Io Sono Francesco”, em língua italiana, é a canção-projeto dedicada à São Francisco de Paula.A ideia, criada em colaboração com a Ordem dos Mínimos, nasceu do desejo de aproximar as novas gerações da figura do Santo, utilizando a música como forma mais elevada de comunicação.
São Boaventura, um franciscano humilde e fiel
No Homilia desta segunda-feira (15/07), Frei Sebastião nos fala que Jesus coloca imposições radicais para serem cumpridas. As palavras do Evangelho de hoje são bastante pesadas, mas são palavras de vida
Papa e a Encíclica Fratelli Tutti que inspirou a Campanha da Fraternidade 2024
Inspirado em São Francisco de Assis, o Papa vem nos ensinando como caminhar melhor com a nossa fé, tendo um olhar mais amoroso e misericordioso com o próximo e nos alerta que é necessário mudar para termos um mundo melhor. Um mundo de amor. Acesse e venha conferir quais são as lições que o Santo Padre nos dá!
800 anos do Presépio de São Francisco de Assis
São Francisco de Assis criou o primeiro presépio em 1223 no pequeno povoado de Greccio, Itália. Portanto, dava-se início a uma das mais belas tradições natalinas. Este ano de 2023 esta tradição cristã e franciscana completa 800 anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.