Santos

A vida de Santo Oscar Romero

Bispo em El Salvador, país da América Central, morreu assassinado aos 62 anos, no dia 24 de março de 1980

Escrito por Espiritualidade

24 MAR 2022 - 00H00

Divulgação

Frei Diogo Luis Fuitem
Franciscano Menor Conventual Autor do livro Dom Oscar Romero, Santo da nossa América

Oscar Arnulfo Romero Galdámez nasceu em Ciudad Barrios, em 15 de agosto de 1917. Ingressou aos 14 anos no seminário de San Miguel e pela notável capacidade intelectual foi escolhido para estudar Teologia, em Roma, na Itália. Tendo completado os estudos, foi ordenado sacerdote e, de volta ao seu país, exerceu o ministério com muito zelo e dedicação. Por isso, foi nomeado bispo auxiliar na capital San Salvador e, com quase 60 anos, arcebispo da mesma cidade.

O país estava atravessando um período de grande turbulência e agitação social. Ele sentiu-se no dever de denunciar as injustiças que estavam sendo praticadas. Defendia, com todos os meios, especialmente pelo rádio e meios de comunicação social, os fracos e as vítimas da violência. Essa foi uma atitude que ele adotou, principalmente depois que seu amigo Padre Rutílio Grande foi assassinado junto com dois camponeses.

Diante de muita violência acontecendo, fez, então, ressoar sua voz profética com um pedido contundente: “Suplico-lhes e ordeno-lhes: cessem a repressão!”. E isso acabou irritando os numerosos grupos paramilitares que planejaram sua morte. De fato, enquanto estava celebrando a Missa na capela das irmãs que atendiam o hospital onde ele residia, foi alvejado por vários tiros de fuzil de alta precisão.

Atingido no peito, foi levado às pressas para o Pronto Socorro, mas não sobreviveu. Era o dia 24 de março de 1980. Sua morte provocou muitos protestos não só em sua pátria, mas no mundo inteiro. O sepultamento se deu no domingo seguinte, dia 30, Domingo de Ramos. Na frente da catedral, uma multidão estava reunida prestando justa homenagem; mas uma improvisa descarga de tiros acabou prejudicando a celebração, provocando tumulto, e o corpo acabou sendo sepultado às pressas no interior do templo.

O reconhecimento do povo e da Igreja não demorou acontecer. Ele havia morrido como mártir da caridade, isto é, na luta para defender o povo mais simples e desprotegido. Assim, o Papa Francisco o canonizou, aos 14 de outubro de 2018, considerando-o exemplo destemido de pastor e intercessor para que inspire “força a coragem para construir o Reino de Deus, e para comprometer-se com uma ordem social mais justa e digna”.

É o primeiro salvadorenho a ser elevado aos altares e o primeiro a ser declarado mártir, depois do Concílio Vaticano II. Dom Oscar Romero foi alguém que soube guiar e defender seu povo, protegendo-o contra aqueles que negavam os direitos humanos dos fracos. Deu sua vida por essa causa.

Fonte: O Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.