Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe, mártir da caridade

Padroeiro e fundador de nossa obra de evangelização

Divulgação
Divulgação


Os santos são verdadeiros heróis. Não é exagero dizer isso, pois fazem coisas tão extraordinárias que se não houvesse relatos e testemunhos oculares seria difícil de acreditar.

O herói, ops, santo deste mês, nasceu na Polônia em uma família materialmente pobre, humilde, mas rica em espiritualidade e santidade. Ainda criança teve uma visão de Nossa Senhora, a qual lhe apresentou duas coroas: uma branca, símbolo da castidade, e outra vermelha, referência clara ao martírio. E o que fez nosso santo? Pegou as duas coras das mãos de Nossa Senhora. Claro!

Entrou no convento com apenas 13 anos de idade, e, ainda estudante, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo por meio de Maria, fundou o movimento de apostolado mariano chamado Milícia da Imaculada.

Divulgação
Divulgação
São Maximiliano editando O Cavaleiro da Imaculada

Após ser ordenado sacerdote, a partir de 1922, com poucos recursos financeiros instalou uma gráfica católica, onde editou uma revista mariana, um diário semanal, uma revista mariana infantil e uma revista em latim para sacerdotes. As tiragens dessas edições eram surpreendentes. Mas ele precisava de algo mais, por isso instalou uma emissora de rádio católica.

Agora pense comigo: se São Maximiliano estivesse iniciando sua obra nos dias atuais, o que será que ele estaria empreendendo, a fim de evangelizar a todos que pudesse? Revistas? Filmes? Livros? YouTube? Música? Mensagens pelo WhatsApp? Facebook ou Instagram? Eu acho que São Maximiliano estaria fazendo tudo isso, pois ele não perdia tempo quando o assunto era salvar almas.

Quero deixar aqui uma exortação a você que agora lê: e se fosse você no lugar dele, nos dias atuais, o que estaria fazendo para salvar almas? Vamos além. O que você FARÁ para levar Jesus a todos que precisam? Algumas ferramentas você possivelmente já tem, como WhatsApp, Facebook, Instagram e Youtube.

Bora ganhar almas para Deus ajudando São Maximiliano na evangelização? Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Polônia foi tomada pelos nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes. Em 1941 foi levado para o hoje famoso Campo de Concentração em Auschwitz, onde heroicamente evangelizou com a vida e morte.

Conta-nos a história que um dos prisioneiros conseguiu fugir deste Campo de Concentração, e os guardas nazistas escolheram dez pessoas que seriam mortas para se vingarem desse fugitivo.

Pois bem, ao sortearem um, entrou em choque e, aos prantos, gritava para que não fosse morto, tinha filhos e esposa. Ouvindo isso, São Maximiliano pediu aos guardas para tomar o lugar desse pai. Após dizer que era um padre católico foi aceito rapidinho e encaminhado com os outros para a cela da morte para morrer de fome e sede.

Este é ou não um herói de verdade? Passados mais de dez dias, quase todos os presos já tinham morrido, menos São Maximiliano. Isso deixou os guardas furiosos, e para desocupar a cela aplicaram uma injeção letal em Kolbe. Era o dia 14 de agosto de 1941. São Maximiliano foi beatificado em 1971 pelo Papa Paulo VI e canonizado pelo Papa João Paulo II em 1982.

O dia 14 de agosto foi incluído no calendário litúrgico da Igreja para celebrar São Maximiliano Maria Kolbe, a quem o Papa João Paulo II chamou de "padroeiro do nosso difícil século XX".

Divulgação
Divulgação
Cerimônia de canonização de São Maximiliano

Na cerimônia de canonização estava presente o sobrevivente Francisco Gajowniczek, dando testemunho do heroísmo daquele que se ofereceu para morrer no seu lugar. Nestes nossos dias, em que vemos polarizações e ideologias aos montes, São Maximiliano nos deixa um exemplo a seguir para que vocês, jovens, sejam também cavaleiros e amazonas da Imaculada Conceição, evangelizando por meio de seu WhatsApp, mídias sociais e Youtube, sem perca de tempo, sem deixar para amanhã, como fez São Maximiliano.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.