Filho de Julio e Maria Dabrowska, Maximiliano nasce em Zaduska Wola, na Polônia, em 8 de janeiro de 1894. No Batismo, recebe o nome de Raimundo Kolbe. É o segundo de cinco filhos: Francisco (1892), Raimundo (1984), José (1896), Valentino (1897) e Antonio (1900). Os dois últimos morrem ainda pequenos.
Maximiliano canaliza suas forças e estratégias militares para “conquistar almas para o Reino de Deus”
A casa da família Kolbe era, de dia, uma fábrica de tecidos. Seus pais eram tecelões. À noite, era onde acontecia a vida da família.
A Polônia tinha sido dividida entre a Áustria, Rússia e Prússia. O país não existia nos livros de história: “em um mundo de passaportes, calendário, escolas e aulas russas... campanhas para influenciar o pensamento dos residentes para que pensassem de maneira russa”. (TREECE, Patricia. O Santo de Auschwitz. Pg 13).
Por conta desta invasão territorial, os poloneses estavam perdendo sua identidade e, por isso, defendiam com unhas e dentes sua nacionalidade. E o que manteve a identidade do povo polonês até hoje foi a religião. Os russos eram ortodoxos, enquanto os poloneses eram católicos.
O local mais sagrado para o povo polonês e é, até hoje, o santuário da Virgem de Czestochowa, a virgem negra, considerada pelos cristãos como Rainha da Polônia.
A mãe de São Maximiliano, Maria Dabrowska, antes de ser mãe, pensa em ser freira, mas pede para Deus para que encontre um homem de Deus e aparece em sua vida Júlio Kolbe. Em 5 de outubro 1891, casam-se.
Nosso santo fundador da Milícia da Imaculada passa uma infância normal, ajudando a mãe a tomar conta da pequena loja e a cuidar dos dois irmãos mais novos.
Em 1907, Raimundo e seu irmão mais velho, Francisco, entram no seminário dos Frades Menores Conventuais, em Leópolis.
Raimundo era tão inteligente que ganhou de um farmacêutico o custeio de seus estudos no seminário por ter pronunciado corretamente o nome do remédio em latim.
Na escola, gosta de matemática, ciência, estratégias militares; xadrez era seu jogo preferido; desenvolve projetos de foguetes; monta rádios e outros aparelhos.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, descobriu que seu pai foi combater contra os russos. Em 1919, terá a confirmação que seu pai morreu na guerra.
Como o pai, Raimundo sonhava em defender a Polônia, deseja lutar pela pátria e defender seus irmãos. E, antes de entrar no noviciado, tem uma crise vocacional: não conseguia perceber onde seria mais útil, se na vida consagrada como sacerdote, ou na linha de frente, na guerra, como soldado.
Leia MaisPor que a Milícia da Imaculada publica revistas?Caminhando com São Maximiliano Kolbe
Ele e o irmão estavam prontos para conversar com o reitor do seminário a respeito da saída quando, inesperadamente, chegou no convento para visitá-los sua mãe, Maria Dabrowska. Ela contou para o filhos que também ela entraria para um convento, e assim, salvou a vocação dos filhos.
A partir deste dia, Maximiliano canaliza suas forças e estratégias militares para “conquistar almas para o Reino de Deus”.
Quaresma: Caminho de preparação
Estamos próximo do tempo da Quaresma e neste período, os cristãos podem buscar a conversão do coração vivendo a penitência, jejum e oração se preparando para uma das mais importantes festas da Igreja. Acesse e venha saber mais sobre a história deste período tão importante!
São João Bosco, protetor da juventude
Conheça a história de São João Bosco, que foi declarado pelo Papa João Paulo II como “pai e mestre da juventude”. Confira!
Mãe de Deus e o fundamento de sua grandeza
Dom Darley José Kummer, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre,explica a origem do dogma Maria, Mãe de Deus, o maior de todos os títulos, graças e privilégios de Nossa Senhora.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.