As inscrições dos interessados em atuar como mesários nas eleições municipais deste ano vão até o dia 16 de setembro, mas já batem recorde de inscritos em vários estados e superam o número de voluntários de eleições anteriores.
As medidas de segurança adotadas nas eleições, que incluem equipamentos de proteção individual e materiais de esterilização, têm ajudado a atrair mesários voluntários.
Por exemplo, lá no Paraná, houve um acréscimo de mais de 98% na quantidade de interessados em ajudar nas eleições deste ano em comparação a de 2016. O número de inscritos passou de 26 mil e 700 para mais de 52 mil. Já no Rio de Janeiro, o aumento foi de mais de 97%. Pulou de quase 12 mil candidatos para mais de 23 mil inscritos.
Outros exemplos são Tocantins e São Paulo. O primeiro estado já recebeu mais de 15 mil inscrições para mesários voluntários este ano. Em 2016, foram mais de 8 mil. Já São Paulo, tem 115 mil inscritos para trabalhar no pleito de novembro, contra pouco mais de 99 mil nas últimas eleições municipais.
Além das medidas de segurança para evitar o novo coronavírus, quem trabalha como mesário têm direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos da Justiça Eleitoral ou trabalhando no dia da votação. O exercício da função de mesário também pode servir para desempate em um concurso público, se estiver especificado no edital.
Agora, se você também ficou interessado corre no site dos Tribunais Regionais Eleitorais ou pelo aplicativo e-título para se inscrever, porque ainda dá tempo.
Fonte: Agência Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.