Dezembro é o mês Verde de enfrentamento aos maus-tratos e abandono dos animais. A Organização Mundial da Saúde estima que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil.
Há cinco anos, a Confederação Brasileira de Proteção Animal realiza uma campanha para mudar esse cenário. Desde então, ações são promovidas pelo órgão e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para mostrar a importância da guarda consciente dos animais de estimação.
Entre as formas de maus tratos estão deixar o animal sem comida, água, acorrentado, em local sujo ou fazer com que ele passe por qualquer experiência dolorosa como ferir.
A fundadora do Abrigo Flora e Fauna, que acolhe cães e gatos em situação de abandono, Orcileni Arruda, lembra que adotar um animalzinho é um ato de amor e paciência.
Para coibir maus-tratos aos animais domésticos, desde setembro, a pena para quem maltrata cães e gatos aumentou. Agora, esse crime prevê reclusão de 2 a 5 anos, mais multa e proibição de guarda. Antes, limitava-se a detenção de 3 meses a 1 ano, além da multa.
Fonte: Agência Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.