Uma pequena fita rosa levada no peito. Um símbolo de luta e da importância da prevenção do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa é um movimento global que começou nos anos 1990 para a conscientização sobre a doença, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para as pacientes.
Em 1982, nos Estados Unidos, foi fundada uma organização não-governamental em homenagem a Susan G. Komen que morreu de câncer de mama. A instituição passou a realizar eventos para levantar fundos em prol de pesquisas no combate à doença. Em 1986, ocorreu o primeiro mês de conscientização em outubro.
Em 1991, a fundação adotou a fita rosa como símbolo da causa durante a Corrida pela Cura, em Nova York. Mais do que ser associado ao feminino, o rosa foi escolhido pelas organizadoras por ser um tom de saúde. Popularmente, uma pessoa corada geralmente é considerada saudável.
No Brasil, o primeiro ato em alusão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer aderiu ao movimento e passou a promover eventos técnicos e disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama.
Como uma das iniciativas para lembrar a luta contra a doença, monumentos icônicos costumam ser iluminados com a cor rosa no mês de outubro. Entre eles, a Torre Eiffel, na França; o Cristo Redentor, no Brasil; e a Casa Branca, nos Estados Unidos; e até mesmo a Casa Rosada, na Argentina, já colocaram luz sobre a luta contra o câncer de mama.
Fonte: Radioagência Nacional
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