Por Núria Coelho Em Noticias

Doação da Opas reforça combate à Covid-19 no Amazonas

Autoridades da saúde estaduais e municipais atuam com o braço regional da OMS em áreas como vigilância, apoio técnico e vacinação

Opas/Karen González
Opas/Karen González
Opas presta auxílio ao estado do Amazonas


Cilindros de oxigênio, oxímetros, termômetros e testes de diagnóstico de Covid-19 fazem parte do lote de insumos e equipamentos doados pela Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, ao estado do Amazonas e ao município de Manaus, no Brasil.

Uma das metas é monitorar as condições de saúde dos pacientes com o total de 4,6 mil oxímetros que foram entregues. Cerca de 45 cilindros de oxigênio serão destinados a unidades de saúde estaduais que também receberão 1,5 mil termômetros.

Comunidades 

A entrega envolveu ainda 60 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A Opas anunciou a entrega destes suprimentos a vários países das Américas para facilitar a identificação de infectados, inclusive em comunidades de difícil acesso.

Este ano, pelo menos 1,4 mil novos casos de Covid-19 foram notificados no estado do Amazonas, totalizando 267.394 infectados pela doença. Além disso, 8.117 pessoas perderam a vida devido à pandemia, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

O apoio técnico da Opas ao estado inclui a contratação de 46 trabalhadores para garantir a operação do laboratório central durante 24 horas por dia. Nessa área, a cooperação acontece na preparação de orientações técnicas e no treinamento sobre a execução adequada dos testes rápidos de antígenos.

A Opas presta auxílio ao sistema de saúde e na gestão das autoridades sanitárias locais, incluindo na orientação técnica para o uso de equipamentos. 

Imunização

Com o apoio especializado do braço da OMS ao Amazonas, o Comitê Central de Gestão de Crises executa o plano de imunização e trabalha com informações sobre logística.

Na área de vigilância, a Opas ajuda a analisar óbitos domiciliares, na implementação de um sistema de informação para registrar dados de vacinação e na coleta e análise de dados.

Outra área de colaboração é a criação de rotinas automatizadas, permitindo uma rápida análise da situação e a tomada de decisões de forma atempada relacionadas ao combate à pandemia. 

Fonte: ONUNEWS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.