A falta de pagamento de verbas rescisórias, que os trabalhadores têm direito ao serem demitidos, está no topo das reclamações na justiça trabalhista. A informação é do Tribunal Superior do Trabalho.
São quase dois milhões de requerimentos na justiça, totalizando um montante de R$ 138 bilhões devido pelas empresas aos trabalhadores. O não pagamento ou atraso por parte do empregador estão ligados ao grande número de fechamento de empresas com a pandemia da Covid-19.
O aviso prévio é uma indenização paga ao trabalhador equivalente a 30 dias de trabalho. Este aviso pode ser trabalhado ou não. Já a multa de 40% sobre o FGTS é um direito do trabalhador que foi demitido sem justa causa.
Os setores mais processados no ano passado na justiça trabalhista são os da administração pública, indústria da construção, atividades de vigilância e segurança-privada, limpeza e restaurantes.
Fonte: Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.