Igreja

CNBB oferece subsidio para celebrar o Mês da Bíblia

Subsídio pretende indicar roteiros celebrativos que nos conduzirão pelos passos do povo de Israel, rumo à Terra Prometida

Escrito por Vladimir Ribeiro

19 JUL 2022 - 10H28 (Atualizada em 19 JUL 2022 - 10H50)

Divulgação

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro, itinerário promovido nas paróquias e comunidades de todo o Brasil, é um convite especial para todas as pessoas que gostam de estudar a Palavra de Deus.

Para celebrar esse momento, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um texto-base para que os fiéis possam se aproximar da jornada de Josué pela posse da Terra Prometida. Somos chamados ao estudo do Livro de Josué, que nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.

O subsídio Encontros Bíblicos pretende indicar roteiros celebrativos que nos conduzirão pelos passos do povo de Israel, rumo à Terra Prometida. Nesse estudo do Livro de Josué, todas as pessoas são chamadas a perceber o Deus que sempre responde seu povo.

Novas capas e modelos de Bíblia

Para celebrar esse mês especial dedicado à Palavra de Deus, a Edições CNBB está preparando novos modelos de capas de Bíblia. Fique atento às novidades, pois teremos modelos especiais para a catequese (Iniciação à vida cristã) e para as diversas atividades pastorais.

Porque setembro?

Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim. Essa versão é referência nas traduções da Bíblia até os dias de hoje.

A Bíblia contém o que Deus quis comunicar aos povos em relação ao seu plano de salvação para a humanidade. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja propõe o convite a aprofundar nosso conhecimento em relação a esse plano e ao centro da nossa fé: Jesus Cristo. Em Jesus, podemos contemplar o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem, Messias anunciado durante o Antigo Testamento para o povo que caminhava nas trevas. Nesse contexto, nós também somos chamados a redescobrir a manifestação de Deus na história por meio do seu Filho, para o qual as Sagradas Escrituras sempre apontam. Em 2022, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é o de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

Um dos Pilares da Igreja no Brasil é o Pilar da Palavra de Deus, incluído nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), aprovadas pelo episcopado brasileiro em sua 57ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.