Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Dia Mundial das Missões: em tempo de pandemia, a missão continua

“Os missionários estão lá, ao lado daqueles que sofrem, ainda mais com o impacto da crise global”, afirma o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, dom Rugambwa

Divulgação
Divulgação
O Papa Francisco com o arcebispo dom Protese Ruganbwa


No primeiro dia de outubro, mês missionário, a Congregação para a Evangelização dos Povos e os Secretariados internacionais das Pontifícias Obras Missionárias recordaram que a pandemia não fez cessar a missão da Igreja nem o caminho para o Dia Mundial das Missões.

O anúncio do Evangelho continua em todos os cantos do mundo. Os preparativos para o Dia Mundial das Missões, que foi confirmado para o dia 18 deste mês de outubro, estão em andamento nas Igrejas locais dos cinco continentes.

Missionários ao lado dos que sofrem

No início de outubro, tradicionalmente dedicado pela Igreja à obra missionária, e por ocasião (01/10) da festa de Santa Teresa de Lisieux, Padroeira das missões, o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, dom Protase Rugambwa, arcebispo tanzaniano, comentou:

“Os missionários estão lá, ao lado daqueles que sofrem, ainda mais com o impacto da crise global. Este é o momento favorável para a missão: somos chamados hoje a anunciar e dar o amor de Deus, especialmente onde há sofrimento, pobreza, desespero.”

A generosidade não para

Falando do tempo de preparação para o Dia Mundial das Missões, e do compromisso garantido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) no mundo inteiro, o arcebispo Rugambwa, citando a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, intitulada “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), recorda que “num contexto profundamente marcado pela pandemia da Covid-19, não se deve desanimar porque a missão não é fruto de capacidades humanas, mas pertence a Deus: o Espírito Santo é seu protagonista. O Senhor toma a iniciativa, enviou seu Filho Jesus Cristo e hoje envia cada batizado”.

Nas dificuldades causadas pela pandemia, no mundo inteiro, a generosidade não para. Em todos os continentes, continua o compromisso de sensibilização para a coleta especial de 18 de outubro que constituirá o Fundo de Solidariedade Universal que as Pontifícias Obras Missionárias recolhem todos os anos para levar adiante sua obra de apoio às Igrejas locais.

Em 2020 a contribuição também foi expressa através do Fundo especial de emergência criado pelo Papa junto às Pontifícias Obras Missionárias para ajudar as comunidades atingidas pela Covid-19.

Oração do Terço e coleta missionária

A oração mariana do Terço, durante todo o mês de outubro missionário, transmitida pelo rádio e nas redes sociais, será rezada em milhares de comunidades, “à distância” ou “em presença”.

As palavras do Papa em sua Mensagem ecoam no mundo inteiro: “Celebrar o Dia Mundial das Missões significa também reiterar que a oração, a reflexão e a ajuda material das vossas ofertas são oportunidades para participar ativamente na missão de Jesus na sua Igreja. A caridade manifestada nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro tem por objetivo sustentar o trabalho missionário, realizado em meu nome pelas Pontifícias Obras Missionárias, que acodem às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas de todo o mundo para a salvação de todos”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.