Igreja

Dilexit nos: A nova Encíclica do Papa Francisco

O 4º documento de Francisco percorre a tradição e a atualidade do pensamento “sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo”

Escrito por Ana Cristina Ribeiro

24 OUT 2024 - 14H32 (Atualizada em 25 OUT 2024 - 09H50)

PixaBay

Na última quinta-feira, 24 de outubro, Papa Francisco lançou sua quarta Encíclica, intitulada "Dilexit nos" ("Amou-nos"), convidando os fiéis a um renovado aprofundamento na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Inspirada pela citação de São Paulo (Rm 8,37), a Encíclica explora o amor humano e divino de Cristo, representada em seu coração aberto, e a importância desse amor na vida espiritual e comunitária.

No documento, Francisco reflete sobre a necessidade de redescobrirmos a ternura da fé e a alegria de servir, em um mundo cada vez mais marcado pelo consumo e pela tecnologia sem alma. Ele lembra que o Coração de Jesus nos ensina o amor e nos impulsiona à missão, convidando-nos a cuidar do próximo e de nossa casa comum, conforme os princípios já indicados nas Encíclicas Laudato si' e Fratelli tutti .

A Encíclica, dividida em cinco capítulos, também resgata a devoção ao Coração de Cristo nas Escrituras e na história da Igreja. O Pontífice convida a todos a redescobrirem a beleza espiritual dessa devoção, lembrando que o Coração de Jesus contém em si todo o Evangelho.

Este documento ganha ainda mais relevância num período em que se comemoram os 350 anos da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. Ao final da Encíclica, o Papa faz uma oração pedindo que o Coração de Cristo cure as feridas da humanidade e nos impulsione a construir um mundo mais justo e fraterno.

Com a Encíclica "Dilexit nos" , o Papa nos convida a redescobrir o verdadeiro sentido do amor cristão, transformando o mundo a partir do coração, como nos aponta o jornalista da Rádio Vaticano e tradutor Portal Vatican News em português, Silvonei José Protz.

Acesse e leia a Encíclica completa!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.